Qual a importância da psicanálise para a psicologia do consumo?

Perguntado por: ecarvalho3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A teoria psicanalítica utiliza dos conhecimentos sobre o “inconsciente de Freud” para analisar o ato do consumo, como forma de explorar as emoções do consumidor e identificar quais os estímulos de marketing que interferem de forma mais eficiente na mente do consumidor (DAWSON, 2005, p. 59).

A psicologia do consumidor é uma área de conhecimento que estuda todo o comportamento de um cliente antes, durante e depois de uma compra. Entender como seus clientes compram, o que mais valorizam e quais são os seus maiores problemas é o ponto que vai diferenciar seu negócio da concorrência.

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

Ernest Dichter

Ernest Dichter estudou, por meio da teoria da psicanálise, os motivos que levavam as pessoas a consumirem, sendo considerado o fundador da pesquisa motivacional.

A teoria do consumidor é um ramo da microeconomia que estuda o comportamento dos consumidores na tomada de decisões de consumo. Ela parte do princípio de que os consumidores buscam maximizar sua satisfação ou utilidade ao adquirir bens e serviços, sujeitos a restrições orçamentárias.

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.

Uma das maiores contribuições do uso do referencial psicanalítico é a problemática da dúvida, da interpretação e da forma como o conhecimento é construído, sem desconsiderar a importância dos conceitos específicos à Psicanálise, como o inconsciente, a teoria da sexualidade infantil, a teoria das pulsões e a ...

A psicanálise busca interpretar o significado inconsciente de sonhos, pensamentos, palavras e ações. Para isso, um dos métodos dessa terapia é a livre associação, no qual o paciente fala o que lhe vem à mente com a menor racionalização possível, trazendo os pensamentos e memórias inconscientes à tona.

Combina elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.

Fatores Psicológicos. São os padrões de pensamentos e ações dos consumidores. Em resumo, as motivações e os desejos que o fizeram efetuar a compra. Faz parte do fator psicológico também a aprendizagem do consumidor, suas experiências e os seus conhecimentos refletem na sua decisão de compra.

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para qualquer tipo de negócio, pois permite focar melhor os esforços onde realmente é necessário e obter os resultados desejados pela empresa. Entendendo o comportamento do consumidor, a empresa vai oferecer aos seus clientes os melhores produtos e serviços.

A psicanálise defende que o estudo dos sonhos é fundamental, pois neles residem muitos conteúdos reprimidos, que o inconsciente comunica de forma simbólica. Os sonhos são parte importante para o trabalho do psicanalista.

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Processos inconscientes prevêem padrões de comportamento espontâneo e de longo prazo. É a configuração padrão da mente. Isso significa que o conflito é parte integrante da mente do consumidor. Devemos ser capazes de prever quando um processo provavelmente terá influência e quando o outro dominará a tomada de decisões.

O que é o comportamento do consumidor? O Especialista em marketing, Philip Kotler, define o comportamento do consumidor como o campo de estudo de como as pessoas, grupos e organizações escolhem, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para atender às suas necessidades e desejos.

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

A teoria do comportamento do consumidor é numa primeira fase formulada com base em três pilares: o consumidor tem conhecimento das suas necessidades e dos produtos disponíveis; transitividade da estrutura de preferências (se o consumidor prefere A a B, e B a C, logo, prefere A a C); e, por fim, o consumidor prefere ...

O que é relação de consumo? É a relação de consumo é o “tripé” formado por consumidor, fornecedor e produto/serviço. Quando constatada, as normas aplicadas são as do Código de Defesa do Consumidor (CDC).