Qual a importância da Prosodia na compreensão do texto?

Perguntado por: valves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A importância da prosódia na compreensão de texto reside nos sinais gráficos e interjeições da escrita que fornecem ao leitor pistas meta-comunicacionais de grande relevância para a compreensão do texto.

Apesar das divergências na definição, os pesquisadores parecem concordar que existem três componentes-chave da fluência: precisão na decodificação da palavra, automaticidade no reconhecimento das palavras e uso apropriado da prosódia (Rasinski, 2006b).

Prosódia é a parte da gramática que se preocupa com a escolha correta da sílaba tônica no momento em que pronunciamos uma palavra. Portanto, se dizemos “NÓbel” (paroxítona) em vez de “noBEL” (oxítona), estamos cometendo um erro de prosódia, também chamado de “silabada”.

Segundo esta perspectiva, a prosódia é um indicador de que o indivíduo entende o que está lendo, sendo uma consequência de sua habilidade de leitura, uma vez que, ao aprimorar a compreensão, o leitor passaria a ler prosodicamente.

Cantar a mesma música em diferentes tons também auxilia na prosódia. Você pode cantar uma música com uma voz aguda e reproduzí-la com uma voz grave também. Lembre-se: caso você perceba que seu filho apresenta alteração prosódica procure um fonoaudiólogo.

Eles são: a sílaba, o pé métrico, a palavra fonológica, o grupo clítico, a frase fonológica, a frase entonacional e o enunciado.

São formas com pouco corpo fonético, átonas e em geral monossilábicas, que só são realizadas na fala porque recebem estrutura (prosódica) da palavra vizinha, tecnicamente chamada hospedeiro (host word, em inglês).

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

Caracteriza-se como leitor FLUENTE aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.

como {conj.} como {adv.} como {m.} como {pron.}

O que é ortoépia e prosódia? Ortoépia e prosódia são dois conceitos da língua portuguesa que falam, respectivamente, sobre a pronúncia e acentuação correta das palavras. Elas são áreas de estudo da gramática e estão muito ligadas à fonética e fonologia.

Prosódia é a parte da gramática que se ocupa da sonoridade das palavras, mais especificamente em relação à sílaba tônica. Caminha junto com o ritmo, envolve a entonação e o sotaque, e dominá-la é fundamental para qualquer letrista.

Os resultados revelaram que as habilidades mais fortemente correlacionadas com leitura e escrita foram aritmética, memória fonológica, vocabulário, consciência fonológica e seqüenciamento.

As alterações na prosódia constituem um dos elementos sintomatológicos da maioria das perturbações psicopatológicas, das quais se destaca a esquizofrenia.

A ortoépia volta-se para a pronúncia correta das palavras, e a prosódia, para a acentuação correta das palavras. A ortoépia trata da pronúncia correta das palavras.

Fala monótona presente no autismo
A criança com autismo pode apresentar o que os especialistas chamam de prosódia monótona ou ausência de prosódia. Essa forma de comunicação no TEA é caracterizada pela adoção de um ritmo que sempre é igual, independente da ocasião.

A pragmática analisa a linguagem considerando a influência do contexto comunicacional, extrapolando assim a visão da semântica e da sintaxe. A pragmática realiza o estudo da linguagem do ponto de vista de seus usuários.