Qual a importância da premiação?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As principais vantagens da premiação são: Aumento da motivação, do engajamento e da produtividade da equipe; Atração e retenção dos melhores talentos do mercado; Redução dos custos com Turnover e falta de rendimento.

Diferente da comissão que é feita a cada venda, por exemplo, o prêmio é a partir de esforços ou méritos do colaborador por realizar um trabalho diferente do que faz no dia a dia.

A premiação é uma bonificação por resultados que a empresa pode oferecer ao colaborador que se destaca em determinado período como um reconhecimento pelo bom desempenho.

Nesse sentido, foram definidos 3 objetivos principais para um sistema de avaliação, motivação e premiação de performance:

  • Premiar a BOA performance.
  • Enxergar a performance com clareza.
  • Promover a performance.

Resumindo, a legislação aponta que a premiação está embasada em três fatores: O pagamento do prêmio está atrelado a liberalidade (vontade) do empregador; Ao bom desempenho do colaborador; Não pode ser um substituto do pagamento salarial no contrato de trabalho.

§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

Na prática, as empresas podem premiar quando quiserem. Afinal, a premiação é uma maneira de valorizar a equipe, aumentar o engajamento e a disposição dos colaboradores — além de proporcionar qualidade de vida para aqueles que trabalham com você.

Uma equipe vencedora luta pelo coletivo, trabalhando com confiança para um objetivo em comum: o sucesso da organização. Lembre-se de que o trabalho em equipe começa com a construção de confiança. E a única maneira de fazer isso é superar nossa necessidade de invulnerabilidade.

Confira mais alguns benefícios: Motivação: Dar presentes pode motivar seus colaboradores a trabalhar mais para a empresa. Produtividade: Alguns colaboradores podem se tornar mais produtivos depois de receber um presente. Moral: Muitos colaboradores, e talvez a empresa em geral, aumentam o moral ao receber um presente.

A gratificação e o prêmio não se confundem. Enquanto a gratificação independe de fatores ligados ao empregado, o prêmio, para que o empregado tenha direito ao seu recebimento, depende do seu próprio esforço.

O que são campanhas de premiação
As campanhas de premiação são estratégias utilizadas pelo marketing de incentivo, com objetivo de estimular colaboradores de uma organização a terem mais motivação, desempenho e comprometimento com as metas da organização.

Sobre o que fala o artigo 457 da CLT? O artigo 457 da CLT aborda temas relacionados à remuneração dos trabalhadores. Nele está descrito que pode-se considerar como remuneração o salário devido ao trabalhador por suas atividades, assim como as gorjetas recebidas pelo mesmo.

Incentive a produtividade
Uma ótima forma de incentivar a produtividade dos colaboradores é oferecer cursos, treinamentos etc. Tudo para que as pessoas possam aprimorar os seus conhecimentos e se tornarem profissionais cada vez mais capacitados, prontos para enfrentar qualquer desafio corporativo.

O que é prêmio produtividade? Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício das suas atividades (Art. 457 § 4º , da CLT).

Crie uma política completa de premiação
Defina, por exemplo, quais são os critérios para atingir certas premiações, como os resultados que devem ser alcançados e qual performance é esperada. Isso ajuda a fazer uma avaliação concreta e objetiva. Estabeleça, ainda, a forma de premiar.

Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes apropriados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro.

O bônus é considerado uma gratificação legal e integra o salário do colaborador, enquanto o prêmio se caracteriza por ser algo extraordinário, uma liberalidade concedida pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro, sendo que detém natureza de indenização e não integra a remuneração dos funcionários.

De acordo com a nova legislação, os prêmios têm natureza indenizatória, ou seja, não há incidência de encargos, como acontece com o salário.

PRÊMIOS. NATUREZA JURÍDICA. Os prêmios, ainda que pagos com habitualidade, se estão diretamente vinculados ao atingimento de determinadas condições, detém natureza meramente indenizatória.

Prêmios é o plural de prêmio. O mesmo que: brindes, honras, recompensas, compensações, condecorações, galardões, homenagens.