Qual a importância da pega correta?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A pega do bebê, ou seja, como o bebê abocanha a mama é muito importante na amamentação. Se a pega do bebê estiver errada, ele não conseguirá extrair de maneira eficiente o leite materno podendo acarretar problemas como: Dor ao amamentar, trauma/fissura nos mamilos, ingurgitamento até mastite.

Para isso, a pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A boca do bebê deve ficar bem aberta e encaixada na aréola, com os lábios para fora. Assim, ele conseguirá sugar o leite e você não sentirá dor.

Pontos-chave da pega adequada:

  • Mais aréola visível acima da boca do bebê;
  • Boca bem aberta;
  • Lábio inferior virado para fora;
  • Queixo tocando a mama.

Também é importante observar o bebê para os sinais da pega incorreta: Os lábios do bebê ficam virados para dentro, ele abocanha apenas o mamilo, o queixo não encosta na mama, as bochechas estão encovadas e é possível ouvir sons de estalido quando o bebê mama.

O refluxo em bebê acontece porque o esfíncter esofágico inferior (que é o anel entre o esófago e estômago) pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Quando um bebê muda o padrão de sucção que fazia na mama para a sucção dos bicos, ele tem dificuldades em extrair o leite e chora, se debate, pega e solta a mama várias vezes, movimenta-se e a mãe associa à falta de leite ou alguma dor.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

deixe a criança na posição vertical por cerca de meia hora após a mamada; nesse intervalo de tempo ela pode arrotar ou regurgitar. Se mesmo depois de meia hora você ainda não tiver ouvido um arroto, fique tranquila. O ar sai por gravidade.

Ao levantar objetos pesados do chão ou de um local baixo, o mais recomendado é se colocar no nível do objeto, dobrando os joelhos, e levantá-lo utilizando a força das pernas. Dessa forma, você não sobrecarrega tanto as costas e não força a região lombar.

Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito. Alguns sinais de que seu bebê está mamando o suficiente são se: Ele produzir cerca de seis fraldas com urina e de duas a cinco com fezes por dia, até aproximadamente 6 semanas de vida.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.