Qual a importância da microeconomia para o administrador?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ao otimizar recursos, conhecer a demanda, estabelecer preços coerentes e acompanhar fatores externos, você finalmente poderá ver o seu empreendimento vencer, e a microeconomia vai ajudar você a encontrar as informações que precisa para ter sucesso.

Nesse contexto, a microeconomia procura entender por que organizações tomam certas decisões e como isso pode impactar outras pessoas ao redor. Se um negócio reduz o preço de um produto, por exemplo, isso pode gerar um efeito cascata, forçando outras empresas a fazerem o mesmo.

O objetivo do estudo de microeconomia é desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, famílias e indivíduos em setores específicos da economia –, seja de atores que atuam na esfera ...

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

Se o papel da macroeconomia é estudar as variáveis econômicas mais abrangentes, a microeconomia proporciona uma visão individual de cada elemento que participa da economia. Ou seja, o seu estudo abrange os indivíduos, as famílias, as sociedades, as empresas, e assim por diante.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos: Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Economia forte conduz para serviços melhores
Com cada vez mais concorrência, é ainda maior o esforço das empresas para melhorar a qualidade da produção e do fornecimento de seus serviços.

O campo das finanças está intimamente relacionado ao da economia. Muitas vezes, as finanças são chamadas de economia financeira. Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico dentro do qual atuam para poderem reagir às mudanças de condições ou se anteciparem a elas.

Quais são as vantagens da microeconomia? Uma das principais vantagens é que a teoria ajuda a definir os preços dos produtos. Quando aplicada com eficiência, a teoria permite que o empresário tome decisões com mais assertividade.

Características da microeconomia
analisa questões como: produto, oferta, demanda, preço de produtos, salários, dentre outros; estudo de baixo para cima, ou seja, estuda primeiro fatores pequenos e individuais para depois compreender o todo; analise de variáveis individuais.

As três principais teorias da microeconomia são a teoria do consumidor, que analisa as escolhas de consumo; a teoria da firma, que investiga as decisões de produção; e a teoria do equilíbrio geral, que estuda como essas escolhas se combinam para formar o mercado.

A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing. Ela também aborda a forma com a qual os recursos de uma empresa são utilizados.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica? Resp: Os campos de atuação da teoria microeconômica, preocupada na determinação dos preços de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.

Qual o objetivo da macroeconomia? A análise macroeconômica permite compreender a conjuntura econômica de um país como um todo, serve para balizar as políticas econômicas de um governo e também decisões de negócios, investimentos e consumo.

Assim, temos quatro objetivos básicos de política macroeconômica: crescimento/emprego; estabilidade de preços; saldo de transações correntes; saldo na conta de capitais. Os instrumentos convencionais de política macroeconômica são três: política fiscal; cambial e monetária.

A macroeconomia funciona como uma tentativa de entender as influências que importantes índices econômicos têm em nossa sociedade, a curto e a longo prazo. As análises desses ciclos ajudam a compreender a capacidade do país em gerar riqueza e bem-estar para sua população ao longo do tempo.

Na definição do dicionário: “microeconomia é parte da economia que estuda as características e o comportamento de cada unidade econômica (produtores e consumidores) e as relações que ocorrem entre elas (mercados)”.

Você sabia que a microeconomia e a macroeconomia estão sempre presentes no nosso dia a dia? Essas duas áreas da economia influenciam os preços dos itens que consumimos e, também, os nossos investimentos.

O primeiro objetivo da gestão macroeconômica é promover o crescimento do produto a taxas acima do crescimento demográfico, expandindo-se assim a produção per capita de bens e serviços finais.