Qual a importância da luz na nossa vida?

Perguntado por: lmartins4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A luz solar é responsável pela vida dos seres do planeta. As plantas utilizam a luz solar na produção de seu próprio alimento, liberando gás oxigênio, importante para os seres vivos. Nós não conseguiríamos sobreviver sem a presença do oxigênio no planeta.

O SOL É FONTE DE LUZ NATURAL. FORNECE LUZ, CALOR E ENERGIA QUE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A VIDA NA TERRA. OS RAIOS SOLARES CONTÊM VITAMINA D, QUE É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DOS DENTES E DOS OSSOS, ALÉM DE PROTEGER O CORPO CONTRA A FRAQUEZA MUSCULAR. MUITOS SERES VIVOS DEPENDEM DO SOL PARA SOBREVIVER.

Os benefícios da luz solar na saúde

  • Regulação da produção de melatonina. ...
  • Moderação do humor e saúde mental. ...
  • Vitamina D = Ossos mais fortes. ...
  • Controle da pressão arterial. ...
  • Saúde ocular e redução dos casos de miopia. ...
  • Diminuição do risco de alguns tipos de câncer.

De acordo com a pesquisadora Cláudia Rioja, “a luz é um potente agente biológico e terapêutico, fundamental para a vida em nosso planeta. Sem ela não seriam possíveis muitos processos metabólicos que resultam em crescimento, comportamentos e percepção do ambiente.

Graças a esse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos, que, por sua vez, refletem-na, fazendo com que os raios de luz cheguem aos nossos olhos, possibilitando, assim, a nossa visão.

Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

Jesus nos convida a não esconder aquilo que existe de belo e luminoso em nós, não devemos ter medo de mostrar ao mundo e aos homens aquilo em que nós acreditamos e a fé que temos no nosso coração. A luz não foi feita para ficar escondida, mas para estar num espaço aberto, onde pode iluminar tudo e todos.

Sem a luz solar, as plantas não conseguiriam se alimentar e morreriam. Além de garantir a sobrevivências das plantas, a fotossíntese é fundamental para os animais e o ser humano. Sem as plantas, toda a cadeia alimentar seria afetada: os animais herbívoros não teriam o que comer e, aos poucos, também morreriam.

A luz é fundamental para os seres vivos, no sentido de atuar como peça-chave para o desenvolvimento do processo de fotossíntese, que permite a formação de matéria orgânica e oxigênio.

Se o sol se apagasse, não chegaria mais luz na Terra e, consequentemente, a espécie humana estaria condenada. Mas, essa luz não ia sumir de repente, já que ela demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra e esse seria o tempo que o sol ainda poderia ser visto no céu.

A forma mais simples das ondas eletromagnéticas corresponde ao espectro eletromagnético que o nosso olho consegue enxergar. A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.

Fraqueza nos músculos - a fraqueza muscular também pode ser um sintoma da falta de vitamina D, já que os músculos esqueléticos só funcionam adequadamente com níveis ideais no corpo. Problemas respiratórios - a carência de vitamina D também está associada a infecções respiratórias, como a asma.

Resposta:É indireta, uma vez que nos seres humanos não fazemos fotossíntese e poderíamos viver em um ambiente longe da luz, contanto que pudéssemos nos alimentar e prover nosso sustento através de outros meios.

As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.

As luzes mais intensas funcionam como estimulantes para o nosso cérebro, pois reduzem o fluxo de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono. Então, as luzes mais brilhantes têm o poder de aguçar os nossos sentidos ou ainda, aprimorá-los.

Nas escrituras, a Luz de Cristo é às vezes chamada de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou a Luz da Vida. Não se deve confundir a Luz de Cristo com o Espírito Santo. Ela não é um personagem como o Espírito Santo.

Temperatura das cores da iluminação
Sendo assim, luzes mais próximas do vermelho e do amarelo (frias) dão uma sensação mais quente ao ambiente. Já aquelas mais perto do branco e do azul (quentes), dão uma sensação mais fria. Basta lembrar que os tons amarelo e vermelho nos remetem à luz do sol.

A luz é fundamental em nossa vida. Ela é a fonte da nossa existência, assimilada pelos organismos vegetais e difundida ao longo das cadeias alimentares, até os mais relevantes avanços da ciência e tecnologia – passando pelas praticidades do dia-a-dia e pelo importante sentido da visão.

A reflexão especular da luz ocorre em superfícies lisas e polidas. A luz é refletida numa só direção. Os raios que incidem paralelos entre si, permanecem paralelos após a reflexão. Exemplo: espelho, metais, vidros e na reflexão da paisagem na superfície do lago.

No tecido biológico a luz pode produzir os efeitos: 1. térmicos, amplamente utilizados na odontologia e oftalmologia, 2. de descarga elétrica na superfície do corpo, utilizados na acupuntura, 3. fotoquímicos, utilizados no tratamento de diversas doenças através de fotoquimioterapia.