Qual a importância da língua portuguesa na enfermagem?

Perguntado por: usales5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O domínio do Português vai além da ortografia correta; é interpretação de texto, clareza de ideias, concisão e precisão do assunto. Estes registros de enfermagem possibilitam obter informações sobre a assistência prestada e garantir a continuidade do cuidado.

A comunicação não verbal pode ser considerada essencial para entender e observar o processo de comunicação na equipe de enfermagem, pois se comunica com o outro com o intuito de se ter um processo efetivo e conseguir alcançar o objetivo da comunicação, e o não verbal facilita essa validação.

Observou-se que a comunicação efetiva é um valioso instrumento de trabalho para a enfermagem, possibilitando acolhimento, humanização, aceitação do tratamento, segurança do paciente, favorece o meio multiprofissional, contribui para continuidade da assistência de alta qualidade.

Desenvolver uma boa escrita demonstra habilidades de comunicação e alta capacidade cognitiva, além de ótimo nível cultural, raciocínio bem estruturado e tantas outras variáveis que são muito importantes no contexto profissional.

Comunicação verbal
Pode ser oral ou escrita, onde a clareza das informações repassadas devem estar presentes. No caso da escrita, se encontra no dia a dia da enfermagem por meio de registros das práticas implementadas nos prontuários e demais sistemas de informações da instituição.

Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva.

A habilidade da comunicao, especialmente a escrita, um componente muito importante na prtica da enfermagem, visto que a qualidade e o entendimento da mensagem transmitida pode comprometer a qualificao dos processos de trabalho na enfermagem.

Os processos de informação e comunicação em saúde têm importância crítica e estratégica porque podem influenciar significativamente a avaliação que os utentes fazem da qualidade dos cuidados de saúde, a adaptação psicológica à do- ença e os comportamentos de adesão medica- mentosa e comportamental.

Melhora a capacidade de se expressar com clareza e compreender os outros. Quando uma empresa investe na interação verbal e não verbal, ela proporciona a melhoria da capacidade de seus colaboradores expressarem com clareza, tanto entre eles quanto com os clientes.

Uma comunicação efetiva, que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor, reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. A comunicação pode ser eletrônica, verbal ou escrita.

Exemplo claro da evolução citada acima, é o emprego da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) onde se tornou uma linguagem universal, dando assim respaldo técnico/cientifico para o trabalho do corpo da enfermagem.

Segundo a Joint Commission International (JCI), a efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente.

Uma boa comunicação, tanto escrita quanto falada, é um fator decisivo e fundamental para o sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Inclusive, o domínio do português demonstra cuidado, preparação e te deixa mais atraente aos olhos dos recrutadores quando falamos sobre processo seletivo.

A comunicação escrita é fundamental no ambiente corporativo, pois permite o registro de informações em relatórios, regulamentos, comunicados, entre outros. Contudo, para que esses documentos sejam verdadeiramente eficazes e promovam o entendimento, é necessário atentar-se para a qualidade das mensagens.

Os benefícios da leitura são muitos para o nosso sucesso profissional: amplia o conhecimento geral, melhora o vocabulário, facilita a escrita, estimula a capacidade de criar, melhora a comunicação e repertório cultural, estimula a empatia (capacidade de aprender com o outro), senso crítico, entre outros.