Qual a importância da liderança religiosa?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O líder religioso tem a função de preservar e de transmitir os princípios religiosos, ele é o responsável por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e difundida, sem traí-la nas suas originalidades.

Os líderes religiosos têm a responsabilidade de organizar e guiar o seu povo na construção e manutenção de ações que visam o bem comum. Muitos deles tornam exemplos de vida, por se dedicarem à defesa da vida e por manterem uma profunda relação com a ideia de transcendente, construída em cada tradição religiosa.

Um líder cristão é uma pessoa equilibrada e, não apenas, um bom orador. Hoje em dia, as pessoas, por vezes, agem como se os líderes fossem a parte mais importante da Igreja. Ao fazê-lo, perdem a noção de um princípio mais importante. A Igreja não pertence aos líderes, pertence a Deus (3:15).

A Bíblia dá muitos exemplos de como Deus proveu líderes para o seu povo. Jesus é o modelo para todos os líderes. Ele possuía mais poder, sabedoria e compreensão do que qualquer líder poderia desejar, contudo, seu ministério foi sempre servir e incentivar. Seus ensinamentos eram inspiradores e desafiadores.

Esses valores servem de orientação para as ações das pessoas e se relacionam diretamente com os ensinamentos de cada uma das tradições religiosas. Assim, os valores religiosos reforçam comportamentos, qualidades e características que são desejáveis aos fiéis de cada uma das religiões.

Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídos poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.

A liderança cristã é o ato de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando mentalidades e comportamentos para que essas pessoas cumpram os propósitos de Deus para elas e por meio delas. Dessa forma, a liderança cristã não está enraizada em noções mundanas de sucesso, como o dinheiro ou poder.

Qual a função do líder? O líder distribui as tarefas para otimizar o trabalho de toda a equipe, conseguindo valorizar cada um, sem perder de vista o ecossistema geral no qual a empresa atua. Além de estimular o comprometimento, as características de liderança são essenciais para inspirar confiança, motivação e aliança.

(1- Papa Francisco, 2 – Dalai Lama, 3 – Sadhu, 4 – Mãe de Santo, 5 – Preto Velho e 6 – Pajé).

São entidades que, em sua essência, além da prática do culto e da fé, também visam a promover e atender seus membros e, através destes, a sociedade, como forma de manifestação e exercício de sua missão.

Como o papa Francisco virou o maior líder progressista do mundo - Vermelho.

Principais tipos de liderança

  • Liderança autocrática. Neste tipo de liderança, a figura do líder é central e de certo modo arbitrária na empresa. ...
  • Liderança democrática. ...
  • Liderança liberal. ...
  • Liderança coaching. ...
  • Liderança técnica. ...
  • Liderança situacional. ...
  • Liderança motivadora. ...
  • Liderança carismática.

A partir do momento que algumas pessoas passam a seguir determinado líder religioso e a se identificar com sua mensagem, surgem as religiões propriamente ditas. O líder geralmente apresenta algumas características que são de caráter: carismático, tradicional e racional.