Qual a importância da liberdade para a aprendizagem?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Uma liberdade de experiência, pensamento e contestação pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Quando realmente existe liberdade para aprender o que se tem interesse ou contestar o que foi aprendido, a criança desenvolve senso crítico e percepção de si, do outro e do mundo desde cedo.

A relação de liberdade e educação é que uma caminha lado a lado com a outra ,pois se educamos nossos filhos ,nossa família, eles vão ser livres com responsabilidade ,e ainda poderão ajudar alguém com a sua educação e liberdade de ser quem é.

A educação é o meio que conduz o homem na conquista de sua subjetividade para que possa comandar o destino de suas ações. Em termos educacionais, a proposta de Freire é uma proposta anti-autoritária apesar de pedagogia dirigente, onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos.

O conhecimento aumenta nossas possibilidades de escolher. Logo, o conhecimento aumenta nossa liberdade.

A liberdade é essa condição fundamental para a ação que permite ao homem fazer-se, logo, ela é o que permite o “para-si” construir a sua própria essência. A liberdade apoia-se em seu “nada” de ser, sem admitir outras necessidades ou mesmo determinismos que produzam a recusa desta liberdade.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são: Liberdade de pensamento.

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, conforme a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão.

A proposta pedagógica humanista é uma vertente do ensino que foca na aprendizagem a partir de um ponto de vista do desenvolvimento da pessoa humana.

A liberdade de aprender se manifesta pelo reconhecimento de que a aprendizagem resulta de condicionamentos, implicações e conseqüências individuais. Por isso, quem tem liberdade de liberdade tem o poder conservar condicionamentos ou transformá-lo em benefício de uma assimilação ativa, essência do aprender.

Em Educação como Prática da Liberdade, apontou que a palavra podia deixar de ser o veículo das ideologias alienantes para tornar-se o instrumento de uma transformação do homem e da sociedade. Para ele, este era o papel da escola: o de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente.

A liberdade para Paulo Freire é a consciência da situação real vivida pelo educando. Freire (2011a) enfatiza que os que se lançam na marcha da liberdade não se acomodam, não se ajustam à sociedade, mas a transforma e nessa transformação, educam-se.

Freire enfatiza que ambos, professores e alunos, são transformados no processo da ação educativa e aprendem ao mesmo tempo em que ensinam, sendo que o reconhecimento dos contextos e histórias de vida neste diálogo se desdobra em ação emancipadora.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

Educação e liberdade são inseparáveis. A educação autêntica só pode ser a educação para a liberdade. Podemos considerar inicialmente duas posições contraditórias, a da liberdade incondicional e a do determinismo absoluto. A liberdade incondicional, o homem teria uma liberdade absoluta.