Qual a importância da irrigação para o agricultor rural?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Como dito acima, a irrigação tem o propósito de suprir a deficiência total ou parcial da água. Ela se torna essencial principalmente pelo fato de ajudar a aumentar o potencial de insumos que são utilizados na agricultura, como: defensivos, fertilizantes, sementes entre outros.

Dentre os diversos benefícios trazidos por ela está o aumento dos lucros, os riscos de falta de água são bem menores. O resultado é o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos, além da produção na entressafra, ou seja, mais de uma safra por ano, o que gera maior a rentabilidade.

A irrigação é a prática agrícola capaz de suprir a deficiência total ou parcial de água para as plantas. Na agricultura irrigada, equipamentos e técnicas específicas são utilizadas para fornecer água de forma artificial, garantindo a produção da lavoura mesmo quando não há uma oferta natural de água.

Chamamos de Irrigação a técnica de complementar a água fornecida às plantas durante a falta de chuvas. Quando associamos essa técnica ao planejamento de colocar a água na quantidade, na forma e no tempo em que a planta realmente necessita, nós estamos aplicando a Agricultura Irrigada.

As principais vantagens dos sistemas de irrigação por aspersão são: (1) - facilidade de adaptação às diversas condições de solo e topografia; (2) - apresenta potencialmente maior eficiência de distribuição de água, quando comparado com o método de superfície; (3) - pode ser totalmente automatizado; (4) - pode ser ...

Na irrigação, a água utilizada nas plantas pode ser retirada de um rio, de poços ou de lagos artificiais — como reservatórios e represas — e é transportada por canais ou tubulações até o local onde estão as plantas. Em alguns casos, a água pode ser fornecida em excesso.

A modificação do meio ambiente, a salinização do solo, a contaminação dos recursos hídricos, o consumo exagerado de água, os problemas de saúde pública são consideradas as questões mais importantes a serem analisadas nos estudos referentes aos impactos ambientais.

Permite a aplicação em diversos tipos de solo; Mais uniformidade na irrigação; Diminuição de ataques de fungos nas culturas; O grau de declividade da área não limita a aplicação do sistema.

A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.

Em áreas irrigadas, é comum o surgimento de solos afetados por sais causados pelo manejo inadequado da irrigação, principalmente, e de outras práticas, de modo que importantes extensões de terras férteis e agricultáveis, no muito inteiro, vêm cada vez mais tornando-se salinas.

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo:

  • Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão;
  • Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação;
  • Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada.

De acordo com o artigo da revista SFarm, o pesquisador da Embrapa analisou os sistemas de irrigação conforme sua eficiência da seguinte maneira: os sistemas de pivô central podem atingir uma eficiência de 85%, quando bem mantidos, os sistemas de aspersão convencional apresentam uma eficiência média de 75%, enquanto que ...

Quando irrigar: saber o momento certo de irrigar significa manter uma umidade no solo ideal, para dar condições a planta de desenvolver boas raízes. Precisamos entender que as plantas ao longo de seu ciclo, crescem soltando folhas novas e também raízes.

O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. A água era derivada na época das enchentes para o campo, por 40 a 60 dias.

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

A irrigação, quando utilizada de forma complementar à chuva, principalmente nas regiões onde o total de precipitação natural permite o desenvolvimento e a produção das culturas, proporciona melhor aproveitamento, aumentando a eficiência do uso da água aplicada pela chuva.