Qual a importância da interpretação de texto na atualidade?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Interpretar textos contribui para assimilar mais facilmente conteúdos e desenvolver pensamento crítico. Além disso, também permite aumentar o vocabulário e adquirir mais conhecimentos a respeito do mundo. O indivíduo que possui boa capacidade interpretativa de textos torna-se um argumentador mais eficaz.

Quando o ato de ler se torna diário, ganha-se capacidade para interpretar com mais profundidade, afinal, à medida que se lê, novos usos da língua começam a ser percebidos. Outro ganho importante é a melhoria do vocabulário.

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

A interpretação pode ser de natureza prática, quando se revela num contexto social concreto, auxiliando a atividade de julgar, como também de cunho teórico, quando exerce um trabalho meramente elucidativo de conceitos e institutos, servindo de subsídio para o operador do Direito.

O conhecimento lingüístico, o conhecimento textual, o conhecimento de mundo devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreensão, momento essa que passa desapercebido, em que as partes discretas se juntam para fazer um significado.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

Na Enfermagem, a comunicação escrita faz parte do processo de enfermagem e é fundamental em dois momentos: no que diz respeito aos aspectos éticos e legais dos registros de assistência e o segundo está relacionado com a qualidade assistencial.

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

Resumindo: Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.

Como interpretar um texto corretamente?

  1. Fazer paráfrases. Reformular parágrafos por meio da troca de palavras e expressões é uma das técnicas de estudo mais eficientes para compreender um texto. ...
  2. Ampliar o vocabulário. ...
  3. Praticar o hábito da leitura. ...
  4. Consulte o dicionário com frequência. ...
  5. Exercitar a paciência.

As habilidades necessárias para você lidar com a leitura e interpretação de textos traduzem-se em um conjunto de operações como: observar, analisar, relacionar, concluir e comparar, entre outras.

Podemos distingui 6 (seis) formas de interpretação: literal ou gramatical; lógica; histórico-evolutiva; sistemática; teleológica; sociológica.

Nossa primeira dica é começar destacando os elementos introdutórios do texto. Um pré conhecimento do que será lido, quais personagens, qual contexto pode atrair a atenção e facilitar a compreensão. Relembre os estudantes da importância de ler ou observar um texto pausadamente e retornar a ele sempre que necessário.

A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.