Qual a importância da fotossíntese e quimiossíntese?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quimiossíntese é um processo em que compostos inorgânicos são utilizados como fonte de energia para a produção de compostos orgânicos. Não necessita de energia solar, como ocorre na fotossíntese. É um processo importante para a manutenção da cadeia alimentar em fontes hidrotermais.

Assim, podemos entender a diferença entre fotossíntese e quimiossíntese. Como? Na fotossíntese, os elétrons e prótons são obtidos pela degradação da molécula de água. Já na quimiossíntese, a energia é obtida pelos compostos inorgânicos oxidados.

É através da fotossíntese que as plantas produzem matéria orgânica, usando a luz do sol para juntar o gás carbônico que retiram do ar com os minerais e a água que retiram do sol. A matéria orgânica constitui o alimento para as próprias plantas e para os animais – são as vitaminas, proteínas, óleos, carboidratos, etc.

Importância da quimiossíntese
A quimiossíntese, assim como a fotossíntese, é um processo que promove a produção primária de compostos orgânicos. Sua importância pode ser evidenciada quando analisamos, por exemplo, comunidades que vivem em fontes hidrotermais nos abismos oceânicos.

Quimiossíntese é a de síntese de moléculas orgânicas, a partir de gás carbônico e água, utilizando a energia proveniente de compostos químicos, como sulfeto de hidrogênio.

O processo da quimiossíntese é semelhante ao da fotossíntese, porém a energia utilizada na reação não vem da luz, mas sim de reações químicas, como a oxidação de substância inorgânicas. Portanto, a energia utilizada na reação é química.

A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono.

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.

No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio. As reações químicas da fotossíntese são complexas e existem pelo menos 50 reações intermediárias a essa equação geral.

04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

folha

A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

Resposta verificada por especialistas
Graças à luz, as plantas são capazes de capturar dióxido de carbono e expelir oxigênio durante o dia, enquanto à noite ocorre o inverso: elas absorvem oxigênio e liberam dióxido de carbono.

seres autótrofos

A fotossíntese é o processo em que os seres autótrofos, como cianobactéria, algas e plantas fazem a produção da sua matéria orgânica, ou seja, conseguem produzir o seu próprio alimento. É a partir desse processo que esses seres vivos irão gerar os açúcares e aminoácidos que viram proteína, lipídeos, vitaminas.

Algumas espécies desses, microorganismos possuem clorofila, assim como os vegetais - são as bactérias autótrofas fotossintetizantes. A fotossíntese bacteriana não produz oxigênio livre, como fazem as plantas, mas enxofre. Elas proliferam em locais repletos de matéria orgânica morta.

Acredita-se que os organismos primitivos poderiam, assim como os que são observados atualmente, realizar processos como a quimiossíntese para a produção de seu alimento. Acredita-se que os primeiros organismos poderiam realizar a quimiossíntese, como bactérias encontradas atualmente em fontes termais.

Exemplos de bactérias que fazem quimiossíntese: Beggiatoa e Thiobacillus, que realizam seu metabolismo a partir de oxidação de compostos de enxofre. Nitrosomonas e Nitrobacter, que podem ser encontradas no solo e concretizam um respeitável papel na reciclagem do nitrogênio.

A quimiossíntese pode ocorrer em qualquer lugar que tiver disposição de matérias inorgânicas, inclusive em locais sem gás oxigênio e sem nenhuma energia luminosa.

Nos idos de 1950 os cientistas Harold Urey e Stanley Miller conseguiram produzir artificialmente várias moléculas de aminoácidos a partir de um ambiente com uma atmosfera primitiva cheio de gases desprendidos das erupções vulcânicas (vapores de água (H2O), gás metano (CH4), gás carbônico (CO2), Hidrogênio (H2), amônia ...