Qual a importância da filosofia para a vida do ser humano?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

Ela se torna a principal responsável por levantar questionamentos sobre as diversas correntes filosóficas e a sua aplicabilidade nas questões atuais. Ela precisa se colocar como a fonte de diálogo que pensará os novos rumos políticos, sociais e educacionais da nação.

Embora algumas pessoas defendam que a filosofia é pouco prática, é ela que nos ensina a entender o mundo e a mudar a nossa percepção sobre ele. Com ela podemos aprender a nos relacionar, a consumir, a viver melhor e até mesmo a lidar com a morte, ou seja, a filosofia é essencial para o nosso dia a dia.

A Filosofia é a ciência que estuda as questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, valores, a razão e as mais diversas linguagens humanas. É uma ciência que se empenha em explicar o ser humano e suas obras a partir de aspectos culturais e intelectuais que o rodeiam.

Faz parte da atitude filosófica colocar em dúvida as imposições e regras sociais. A partir disso, a sociedade fundamenta o comportamento crítico e passa a atuar como questionadora e problematizadora das imposições, das regras e das padronizações sociais.

A filosofia constitui a base da razão na sociedade, pois a filosofia instaurou a forma de pensar de forma crítica, gerando uma nova perspectiva na mente humana. Logo, a filosofia está presente no dia a dia sempre que as pessoas questionam, pesquisam e buscam explicações a cerca dos pensamento que as circundam.

Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização. Assim, saiba que quando você estiver interagindo com as pessoas, poderá aplicar a filosofia em vários momentos.

Além de uma compreensão filosófica dos problemas sociais e considerando que estamos diante de uma sociedade cada vez mais global, a filosofia também precisa refletir sobre este novo modelo de sociedade.

A grande importância da Filosofia é que nos impulsiona a desvendar os mistérios da nossa existência, e compreender o por- quê e a razão principal para as coisas existentes, impulsiona o indi- víduo a pensar por si só, a nos reconhecer enquanto sujeito crítico, a refletir sobre as situações do dia a dia e nos permite ...

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.