Qual a importância da filosofia moderna para a sociedade?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias.

A filosofia nos possibilita não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos, sem antes ter investigado, problematizado, analisado, refletido e compreendido.

A filosofia moderna surgiu após o fim da Idade Média, é marcada pela transição do teocentrismo para o antropocentrismo e valoriza a razão. Hoje em dia, a frase “Penso, logo existo” é bem popular.

«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]

A filosofia faz com que o homem possa refletir de forma rigorosa e radical libertando-se do censo comum; a função da filosofia como muitos pensam não é só contemplar as coisas em si, mas, refletir cada ação humana nos possibilitando um entendimento coerente e crítico.

A Filosofia, como conhecimento voltado para o mundo e a humanidade, busca o sentido da realidade presente em nosso mundo e a ele se refere necessariamente, não sendo meramente teórica, visto que contribui para ordenar a prática humana (MAC DOWELL, 2010; JASPERS, 2006).

As principais características das filosofias modernas são a valorização da razão e seu uso como meio de alcançar as verdades, a busca pelo controle e a previsão dos acontecimentos, a busca por valores e saberes absolutos e generalistas.

O Iluminismo ou filosofia do século XVIII foi, um movimento filosófico do século XVIII na Europa e em alguns países americanos, e nos seus mais distantes períodos também inclui a Idade da razão.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

São também importantes nomes da filosofia moderna: Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, Isaac Newton e Pascal.

René Descartes

Introdução. Filósofo francês, nascido em 31 de março de 1596, René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna.

penso, logo existo

René Descartes, considerado o pai da filosofia moderna, construiu um novo edifício filosófico, no qual apenas cabia a razão. A sua frase “penso, logo existo” é o ponto de partida do pensamento moderno.

A filosofia está presente na vida do homem moderno de forma objetiva, trazendo o conhecimento de aprendizagem, fazendo o homem pensar abertamente para a sua necessidade de vida. A evolução tem ajudado o renascimento de conhecer e saber seus próprios interesses.