Qual a importância da feijoada?

Perguntado por: irezende8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A feijoada representa, de certo modo, a própria sociedade nacional. Nascida na cultura brasileira, símbolo da miscigenação, ela é representação de diversas raças unidas e carrega contribuições étnicas dos indígenas, negros e europeus.

Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, onde é basicamente feita da mistura de feijão branco ou vermelho com carne, normalmente acompanhada com arroz. A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português.

Reza a lenda que no século XVIII, período em que negros eram escravizados no Brasil,os senhores do engenho davam os restos de carnes de porco junto a feijão preto aos seus escravos, com isso eles misturavam os ingredientes criando um guisado de feijão preto com carne de porco.

O prato se popularizou ao ser servido em hotéis e restaurantes frequentados pela elite escravocrata nas principais cidades do Brasil. Foi também nesses locais que foi ganhando combinações de acompanhamentos, como o arroz branco, a couve, a farofa, laranja, até chegar nas tradicionais combinações que temos hoje em dia.

Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Ideia de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeira. Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.

O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...

A feijoada brasileira é feita com uma mistura de feijões pretos e carnes de boi e de porco. Costuma ser servida com couve refogada, pedaços de laranja e farofa. A feijoada costuma ser considerada o símbolo da culinária brasileira, por fundir características gastronômicas europeias e africanas.

Para os brasileiros, a feijoada combina com o fim de semana. Não se sabe ao certo a origem dessa tradição em torno do prato, mas acredita-se que sábado foi escolhido como o melhor dia para o consumo da feijoada porque é quando temos mais tempo para prepará-la e fazer a digestão depois de comê-la.

Significado de Feijoada
substantivo feminino Prato de feijões; porção de feijões. [Brasil] Prato típico de feijões, preparado com toucinho, linguiça, carne-seca, paio, carne de porco etc. [Brasil] Pop. Balbúrdia, confusão, trapalhada.

A feijoada é um prato típico do Rio de Janeiro, mas que é muito consumida em todo Brasil, sendo considerada, assim, um dos pilares da gastronomia do país. Como todo prato que alcança o gosto popular, naturalmente surgiram diversas variações da receita.

Feijoada tradicional
Versão mais conhecida no Brasil e no mundo, é muito consumida no Paraná e na Região Sudeste. No Rio de Janeiro, a feijoada é apreciada tanto em dias quentes quanto nos frios, também chamada de feijoada carioca.

Os alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente são: arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina.

O feijão-caupi é uma cultura de origem africana, introduzida no Brasil na segunda metade do século XVI pelos colonizadores portugueses no Estado da Bahia.

Tem a ver com a atividade agrícola que planta 265,9 milhões de toneladas de feijão por dia em todo o Brasil isso faz com que as empresas vendem mais feijão para os estrangeiros (Outros Países) e o Brasil fiquem com pouca quantidade para os brasileiros é o preço relativamente sobe e começa a ter a crise financeira.

Esse prato, diga-se de passagem, era anunciado nos restaurantes sempre com uma alusão de que já existia fora do país, portanto, a “nossa feijoada” era um prato adaptado, como pode ser visto neste anúncio do Jornal do Comércio, de 1849, cujo título é Feijoada à Brasileira: Não pare agora...

Muitos restaurantes consideram a quarta-feira como o Dia da Feijoada! O motivo pouco conhecido se dá por uma herança portuguesa. Nossos colonizadores têm costume de comer certos pratos em determinados dias da semana. Além disso, degustam uma culinária parecida com feijão branco, orelha, focinho e chispe de porco.

Apesar de ser um prato com muitas variações, a típica feijoada completa é aquela que leva todas as carnes salgadas (costela, linguiças variadas, carne seca, pé, orelha, rabo, lombo, bacon) e é servira com rodelas de laranja, couve refogada no alho, arroz e farofa.

Feijão preto, toucinho, farinha de mandioca e carne seca juntos formam o prato mais popular do Brasil: a feijoada.