Qual a importância da família nos dias de hoje?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Posso dizer que a família é fruto do união e do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.

A função social da família é propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento de seus membros de forma digna, principalmente para os filhos menores, pois estes estão se moldando de acordo com os valores que lhe são repassados.

É fundamental que as famílias invistam na saúde emocional de seus filhos, contribuindo para a prevenção de depressão, estresse, ansiedade, fobias, agressividade, entre outros transtornos psicológicos. Para isso, é importante compreender que as crianças precisam vivenciar a sua infância.

A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.

O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto. Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam.

Família são pessoas de um convívio social onde existe fortes sentimentos, tanto pessoas próximas quanto pessoas que podem estar distantes. Família vai muito além de laços sanguíneos, vai de amizades, amor e considerações. Quando se considera alguém como da família torna-se o nosso bem mais precioso.

A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções primordiais, as quais podem ser agrupadas em três categorias que estão intimamente relacionadas: funções biológicas (sobrevivência do indivíduo), psicológicas e sociais (Osório, 1996).

Uma família, enquanto instituição social, não é limitada à consanguinidade, heterossexualidade, nível socioeconómico. O que faz de uma família uma família, é a união, o respeito, a compreensão. Existem instituições familiares extremamente bem organizadas e coerentes.

A família deve ser a principal responsável pela formação do cidadão, servindo de apoio no processo de adaptação e educação, para viver em sociedade.

A família é o berço do amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica.

A convivência em família, seja entre filhos e pais ou entre parceiros, faz com que as pessoas desenvolvam suas qualidades e aprendam com as experiências. Isso promove o crescimento pessoal, que, normalmente chamamos de amadurecimento. Por isso, é importante que haja um bom convívio em família.

É aquele grupo de pessoas com quem você se sente verdadeiramente em casa, que você pode ficar à vontade para ser você mesmo e não ter que se adequar a exigências absurdas. Família é espírito! A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue.

Para ajudar a re- solver e até prevenir conflitos, es- pecialistas em diversas áreas le- vantaram quais são os principais desafios das famílias. Entre eles, estão tolerar as diferenças, superar o divórcio, conviver com tempo de qualidade e lidar com o dinheiro.

"Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária". Esse é o conceito da palavra família segundo o Dicionário Houaiss.

O que é a família:
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.