Qual a importância da estatística em nossas vidas?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A estatística desempenha um papel vital em todos os campos da atividade humana. Sendo de extrema importância na determinação de renda per capita, desemprego, taxa de crescimento populacional, habitação, escolaridade instalações médicas, e entre outros aspectos.

É muito importante aprender estatística porque muitas das decisões que tomamos na vida cotidiana são baseadas em estatísticas. As pessoas podem não perceber, mas as estatísticas permeiam a maior parte da tomada de decisões que fazemos todos os dias.

Na variável quantitativa, a pesquisa busca receber como resposta uma quantidade, ou seja, um valor numérico, por exemplo, o número de acidentes de trânsito, o número de casos de COVID-19, o salário médio ou a altura média da população.

RESPOSTA: A Estatística pode auxiliar em qualquer profissão por meio da análise d e dados e modelos que contribuem para a previsão de resultados de forma assertiva.

De fato, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.

A estatística é uma parte da Matemática Aplicada que pode ser entendida como um conjunto de métodos empregados no planejamento de experimentos, na obtenção, organização e resumo de dados coletados, bem como na análise e interpretação de tais dados, a fim de que conclusões possam ser tiradas.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A estatística possui 3 grandes áreas: a probabilidade, a estatística descritiva e a estatística inferencial. A probabilidade é o estudo da aleatoriedade e incerteza.

Amplitude e desvio são os mais fundamentais desses cálculos. Em estatística, existem algumas medidas que servem para representar todo um conjunto de informações a partir de apenas de um dado, como moda, média e mediana.

Estatística é uma área da matemática que tem por objetivo levantar dados de determinado fenômeno ou população, assim, relacionando fatos e números.

A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolvam o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável.

Ela fornece caminhos para interpretar dados que não poderiam ser analisados apenas em estudos qualitativos. Por meio dela, ainda é possível imputar e investigar informações para estudos epidemiológicos, como perfis de demografia, natalidade e mortalidade, além da incidência e prevalência de doenças.

O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.

Deste modo, a Estatística contribui para que dados gerem conhecimento e, como tal, deve ter como objetivo não só a produção de dados, como também a interpretação de dados já existentes, utilizando a combinação de gráficos, tabelas e medidas numéricas que permitam interpretar o que esses dados significam.

A estatística ajuda a planejar a obtenção de dados, a interpretar e a analisar os dados obtidos e a apresentar os resultados de maneira a facilitar a sua tomada de decisões, nas diferentes áreas do conhecimento humano.

Administradores, sociólogos, engenheiros ou biólogos utilizam conhecimentos em Estatística para realizarem experimentos, pesquisas e previsões.

As pesquisas estatísticas podem ser de levantamento ou experimental. – Levantamento: a pesquisa estatística de levantamento visa coletar dados de uma determinada população por meio da observação ou mensuração, sem haver manipulação.

Como fazer uma análise estatística de dados eficiente?

  1. Calcule a média aritmética e o desvio padrão. ...
  2. Interprete e aplique a regressão. ...
  3. Faça o teste de hipótese. ...
  4. Use a análise descritiva e a análise modelagem. ...
  5. Aposte na tecnologia.