Qual a importância da escrita para a comunicação?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quanto maior a clareza, mais acertada a interpretação, afinal! Por conta disso, adotar a escrita como forma de repassar uma informação nos obriga a sermos mais precisos na comunicação, visando garantir que a mensagem será interpretada da forma correta e atingirá seu objetivo.

Na linguagem falada nos expressamos com o corpo, através de nossos gestos, com nosso olhar e nossa voz, em diferentes tons. Mas é com a ESCRITA que melhor transmitimos, uns aos outros, aquilo que pensamos, sentimos, ou queremos informar.

De todas as formas, escrever faz com que nosso cérebro se mantenha concentrado e ajuda a exercitar a mente e deixá-la mais alerta para as atividades rotineiras. Se for à mão, ainda melhora o raciocínio, a coordenação motora e outros benefícios cognitivos.

Usamos a escrita na vida pessoal, profissional e acadêmica. Desenvolver essa habilidade irá aproximar você de seus objetivos. A comunicação clara desperta entendimento e ação de quem recebe a mensagem. A tecnologia agiliza a comunicação.

A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.

Explicação: A importância é ressaltar que a escrita é um dos meios de preservar, manter as tradições e que muitas sociedades se desenvolveram, mantiveram e se preservaram suas tradições por meio da oralidade.

Na comunicação escrita é representado por um escritor de livros, revistas, artigos científicos ou até mesmo por alguém se comunicando por mensagens. Já o segundo é a mensagem, que é basicamente qualquer coisa que o emissor queira comunicar. Podem ser textos, mensagens curtas e longas ou matéria em uma revista.

A produção escrita serve de importante recurso no processo de aprendizagem do aluno, uma vez que produzindo textos, o estudante deixa de exercer um papel passivo, de leitor, para atuar ativamente como autor, expressando suas ideias através dessa linguagem escrita.

A escrita acadêmica é mais do que divulgar o que cientistas fazem, visto que ela reverbera os impactos sociais da produção de conhecimento científico.

Por meio da escrita, podemos refletir, organizar ideias e transmiti-las com mais clareza, o que é essencial no trabalho e na vida pessoal. Porém, o processo de escrever é também uma forma de autoconhecimento, por meio da exploração, compreensão e expressão das nossas formas de pensar e sentir.

Possibilitando ao homem expandir seus conhecimentos e mensagens para além do seu tempo espaço, a escrita nos permite vivenciar e conhecer histórias passadas, culturas, aprendizados e até mesmo matemática. A princípio era usada apenas para informações, hoje é um dos principais componentes para a formação de pessoas.

Acesso ao conhecimento, crescimento profissional e diversão estão entre os benefícios da leitura. A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.

A escrita é uma ferramenta muito importante para a humanidade, uma vez que nos permite registrar diversas informações relevantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações. Ela possibilita que a nossa história seja registrada e conhecida além do lugar e do tempo de sua ocorrência.

2.4 A representação social da leitura e da escrita É essencial para participação social efetiva o domínio da leitura e da escrita considerando que é por meio destas que o homem se comunica tem acesso a informações expressa e defende seus ideais entre outros.

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

A existência de uma escrita científica se justifica, de forma especial, para criar padrões na comunicação de conhecimentos científicos. Isso auxilia no reconhecimento das informações e evita intepretações equivocadas sobre os resultados e as argumentações dos trabalhos.

Resposta. Porque é através da escrita que foram criados os primeiros códigos de leis, onde todos deveriam cumprir. Um dos mais famosos foi a Lei de Talião, criada pelo imperador Hamurabi, conhecida como "olho por olho, dente por dente".

“A escrita foi inventada no Oriente Próximo com o intuito de registrar as atividades comerciais.

Porque ela foi inventada para facilitar a comunicação entre as pessoas.

A escrita foi e continua sendo uma arte, pois o ato de escrever acompanha a subjetividade humana, mesmo em textos mais objetivos, sendo uma habilidade libertadora para os indivíduos que a dominam e também um objeto de aprisionamento para aqueles que não a compreendem.