Qual a importância da cidadania para uma sociedade justa e igualitária?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A cidadania é um conceito fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária. É através dela que os indivíduos adquirem direitos e deveres, tornando-se membros ativos e responsáveis pela comunidade em que vivem.

Para ele, uma sociedade será justa se respeitar três princípios: Garantia das liberdades fundamentais para todos. Igualdade equitativa de oportunidades. Manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

sociedade são detentoras inalienáveis de direitos e deveres. Pensar a cidadania é pensar a igualdade social e a liberdade política, é pensar a democracia. Mas, no Brasil existe uma grande distância entre o discurso e a prática dos direitos do cidadão.

Cidadania hoje –
É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, e à igualdade.

Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana. Quais são os três pilares da cidadania?

Esses princípios por muita das vezes são decorrentes de normas constitucionais e constituem também os princípios derivados dos fundamentos como: Supremacia constitucional, Isonomia, Legalidade, Autonomia individual, dentre outros.

Educar para a cidadania contribui para uma formação integral dos estudantes, incentivando-os a buscarem soluções para situações de desigualdades e de injustiças sociais, impulsionando a construção de uma educação democrática.

Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

Hoje: cinco soluções para reduzir as desigualdades no mundo.

  1. PROPOR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.
  2. REFORÇAR A PROTEÇÃO SOCIAL.
  3. MELHORAR A FISCALIDADE.
  4. APOIAR A ADAPTAÇÃO DOS PAÍSES POBRES ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
  5. FACILITAR O ACESSO DAS MULHERES À CONTRACEÇÃO.

Na perspectiva liberal, o igualitarismo, tal como definido por Karl Popper em A sociedade aberta e seus inimigos, é "a exigência de que todos os cidadãos do Estado sejam tratados imparcialmente. É a exigência de que o nascimento, relações familiares ou riqueza não influenciem aqueles que aplicam a lei aos cidadãos.

Nesse sentido, uma sociedade democrática justa deve se preocupar com três itens: a) promoção das liberdades; b) distribuição (mais ou menos igualitária) dos bens políticos, econômico e sociais; c) atendimento dos desafortunados (solidariedade).

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.

O exercício da cidadania implica não só o cumprimento de deveres, mas também o exercício de direitos. Um motorista, por exemplo, tem o dever de respeitar sinais e placas de trânsito, pois desta forma está ajudando a preservar o direito à segurança do próximo. O pedestre também deve respeitar a sinalização.

Entre os principais se destacam o direito a vida e liberdade, liberdade de opinião e de expressão, acesso a trabalho e educação, entre muitos outros. Estabelecido na Constituição de 1988, o preceito prega que todas pessoas são iguais, sem discriminação.

BALANÇO ATUAL DA CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS E CAMINHOS.

  • 5.1 O que não deu certo.
  • 5.2 Espaços não institucionalizados de participação: a importância dos movimentos sociais para a cidadania.
  • 5.3 O fortalecimento da cidadania através da educação política.

Um bom cidadão respeita as diferentes crenças e religiões, orientações sexuais, ideologias políticas e costumes que existem na sociedade. Além disso, a interação com pessoas que têm opiniões e pontos de vista diferentes enriquece a visão do cidadão e reforça a sua atitude crítica. Respeita os direitos humanos.

A função da cidadania é contribuir para a participação ativa dos indivíduos na sociedade, e o exercício pleno da cidadania promove a participação das pessoas em diversos setores da comunidade, havendo assim a construção de uma sociedade democrática.