Qual a importância da atividade física para a expressão corporal?

Perguntado por: ilessa6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Corpo e mente se beneficiam da atividade física. Durante e após a prática do exercício físico, há liberação de endorfina, conhecido como hormônio da felicidade e responsável por diminuir o estresse, o mau humor, a ansiedade e as tensões.

Os objetivos da expressão corporal
Portanto, são objetivos melhorar e prevenir a condição física, promover o aprendizado técnico, ampliar o conhecimento sobre o próprio corpo e desenvolver a linguagem corporal.

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular; a melhora da resistência física; a manutenção do ...

Aliás, existem três tipos de expressão corporal com grande impacto no discurso: postura; gestos; expressões faciais.

Em um trabalho de expressão corporal, busca-se desenvolver nos estudantes uma maior consciência de suas percepções e sensações, para conhecer melhor seu corpo, suas potencialidades e limitações e, com isso, ser capaz de usá-lo da melhor maneira possível.

A expressão corporal possibilita a integração de nossas relações e formula indagações que impulsionam para a busca de novas oportunidades de ensino. O contexto escolar entra na vida de uma criança como ponto fundamental em relação às aprendizagens que serão propostas e os ensinamentos trazidos pelos alunos.

Os gestos, a postura, o tom de voz… todos esses elementos fazem parte da nossa expressão corporal, capaz de influenciar muito mais do que você pode imaginar! Apesar disso, não deixe que o medo de se portar bem frente às câmeras seja um impeditivo para você começar a gravar vídeos ou até mesmo falar em público.

Por meio da linguagem corporal, é possível identificar, muitas vezes, o que uma mensagem realmente quer dizer, mesmo que a pessoa esteja dizendo outra coisa. Contudo, também podemos acabar transmitindo a mensagem errada por meio de uma linguagem corporal equivocada.

A linguagem corporal pode ser definida também como a maneira que o corpo usa para falar, para se comunicar. Para isso, ele usa gestos, posturas e expressões faciais.

É possível afirmar que a Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não verbal, que o nosso corpo promove para se comunicar. Interessante, não é mesmo? Além disso, a Linguagem Corporal é caracterizada por incluir gestos, olhares, posturas, expressões faciais, etc.

As práticas corporais são uma ferramenta que trabalha com o corpo em movimento e que podem ser apropriadas por outros trabalhadores da saúde, sendo o mais importante o fato de que sejam realizadas num coletivo, em equipe e no território.

Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.

COMO USAR A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR

  1. Não fique de cabeça baixa, mantenha contato visual. O contato visual demonstra que você não tem nada a temer e está preparado para qualquer situação. ...
  2. Mantenha seu corpo ereto. ...
  3. Sorria. ...
  4. Não exagere nos movimentos. ...
  5. Seja natural.

A linguagem corporal se dá por meio de gestos, expressões faciais, olhares, posturas e outros movimentos. Por serem mais espontâneos que a linguagem verbal, são um importante complemento na interpretação daquilo que é dito.

Mãos na cintura: transmitem impaciência ou cansaço; Mãos fechadas: indicam irritação ou nervosismo; Velocidade das palavras e articulação: podem mostrar tensão, tristeza e, até mesmo, indicar mentira; Mãos próximas à boca: pode denunciar uma mentira, uma tentativa de mudar o foco daquilo que está sendo dito.

Reconhecer as múltiplas linguagens corporais e suas possibilidades de interação com a natureza e a cultura, valorizando a fala, a brincadeira e a exploração de sons e movimentos produzidos com o próprio corpo, com elementos da natureza e com objetos do cotidiano.

A Expressão Corporal possibilita à criança desenvolver uma consciência de si mesmo como um ser íntegro: sensível, material e espiritual, com uma rica capacidade de sentir e expressar suas idéias e emoções por intermédio do seu corpo, o que torna ests prática essencialmente psicomotora (Schinca, 1991, p. 13).

Aperfeiçoando técnicas corporais básicas, como: saltar, puxar, correr, rolar, trepar, parar, etc. A esta possibilidade de realizar um amplo número de movimentos, junta-se a capacidade de expressão do corpo. Ou seja, através dos exercícios o aluno pode comunicar (expressando as suas emoções e sentimentos).

A expressão corporal é uma atividade artística que se baseia primordialmente no movimento, no gesto ou na quietude do corpo. Ela nasce de sentimentos, sensações, imagens e idéias e se baseia na percepção dos sentidos e na motricidade, integrando as áreas motoras e psíquicas do ser humano.

Como desenvolver habilidades de comunicação e expressão?

  1. 1) Treine sua capacidade de ouvir. ...
  2. 2) Mantenha a calma na hora de falar e utilize pausas. ...
  3. 3) Estruture sua comunicação com foco. ...
  4. 4) Parafraseie e certifique-se de que transmitiu a mensagem com clareza.

O professor de Educação Física, com base nas discussões que cercam a imagem corporal positiva e na resiliência, pode contribuir para que seus alunos - crianças ou adolescentes - sejam capazes não só de suportar as dificuldades, mas também de proporcionar recursos para que eles saiam fortalecidos de cada situação que ...