Qual a importância da alquimia para os dias de hoje?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Ela contribuiu para o progresso científico tanto no Ocidente quanto no Oriente, no que diz respeito ao uso de substâncias minerais e vegetais.

Embora a Alquimia não seja atualmente considerada uma Ciência, tal como o conhecimento científico é hoje concebido, e sim uma visão espiritual mais preocupada com antigas tradições do que com a descoberta de novidades, ela é considerada uma ancestral da Química moderna e da própria Medicina.

Apesar desse lado ritualístico e de nunca se ter alcançado esses objetivos, os alquimistas foram os pioneiros no desenvolvimento de técnicas de laboratório, como a destilação e a sublimação que são usadas até hoje pelos químicos.

Importância da Alquimia
Ela também contribuiu para a mudança de valores, crescimento espiritual em harmonia com a natureza e desenvolvimento do espírito científico. Por exemplo, na China e no Egito, os estudos dos alquimistas chegaram ao domínio de técnicas de metalurgia e até à descoberta da pólvora.

A alquimia pode ter provocado avanços importantes – como a destilação, a descoberta da pólvora e várias substâncias, como o ácido sulfúrico. Mas as invenções que ela deixou não escondem um fato: por séculos, homens respeitáveis apostaram em teorias lunáticas.

As diferentes alquimias incorporam diferentes sabedorias, que buscam compreender as relações cósmicas do homem com a matéria. A alquimia precedeu no nível objetivo a química e no subjetivo a psicologia. Toda matéria tem sua alma, que é perene. Os corpos, porém, são formas transmutáveis.

Os principais objetivos da alquimia seriam a aquisição do ouro pela transmutação de outros metais e a produção do elixir da longa vida. A Pedra Filosofal era um objeto de interesse dos alquimistas, que serviria para acelerar e permitir as reações químicas necessárias.

Objetivos da Alquimia

  • Criação do Elixir da Longa Vida, um medicamento que curaria todas as doenças e daria vida longa ou vida eterna a quem o tomasse. ...
  • Geração de uma vida humana artificial, os homunculus (pequenos homens);
  • Transformação dos metais inferiores em ouro.

De acordo com a ciência, a alquimia descrita originalmente é uma magia e portanto impossível de ser praticada, mas o autor usou os sete passos da transmutação como metáforas para alcançar o aperfeiçoamento pessoal, a satisfação com a própria vida e, consequentemente, o sucesso na busca de objetivos.

Embora a Alquimia não seja atualmente considerada uma Ciência, tal como o conhecimento científico é hoje concebido, e sim uma visão espiritual mais preocupada com antigas tradições do que com a descoberta de novidades, ela é considerada uma ancestral da Química moderna e da própria Medicina.

Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493.

Há muitas histórias anunciando a estreita passagem da alquimia para a química, entre meados dos anos 1600 e finais dos 1700. As marcas dessa estreita passagem são, em geral, colocadas entre o Químico céptico de R. Boyle, que teria dado inicio à química moderna em 1661, e o "gran finale" de A.

Nicolau Flamel

Os livros registram que Nicolau Flamel, nascido em 1330, em Pontoise, na França, foi o maior alquimista de sua época, o único homem que possivelmente conseguiu produzir a Pedra Filosofal e, por conseguinte, o Elixir da Vida (eterna).

Em sua busca por transformações que “curassem” metais e pessoas, os alquimistas descobriram novos metais (arsênico e antimônio) e substâncias (ácidos e bases fortes). Também criaram e aperfeiçoaram técnicas de filtração, destilação, cristalização de sais e purificação de metais.

A pedra filosofal: Os alquimistas acreditavam que seria possível transformar chumbo (e qualquer outro metal) em ouro, a chamada “transmutação”, e que isso seria conseguido por meio de uma peça particular da matéria, a pedra filosofal.

O que é a Pedra filosofal:
Pedra filosofal é um objeto ou substância lendária com poderes incríveis, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Um dos objetivos da alquimia era a criação da pedra filosofal.