Qual a importância da agricultura para o desenvolvimento das áreas rural e urbano de um município?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A produção e consumo de alimentos saudáveis, o contato com a terra, bem como a recuperação de áreas ambientalmente degradadas são benefícios que consubstanciam a importância da agricultura para a sustentabilidade urbana e periurbana, pois parte da produção possui base ecológica, contribuindo para a segurança alimentar ...

Sabe-se também que com uma horta urbana é possível ter um controle melhor sobre a qualidade da produção dos alimentos, diminuindo a possibilidade da ingestão de agrotóxicos e pesticidas, assim como é possível gerar o cultivo de plantas medicinais e remédios naturais.

Introdução: A agricultura é de extrema importância para toda a sociedade, pois é através dela que se produzem os alimentos, sendo a base da economia mundial.

Atualmente, a agricultura é um dos setores mais estratégicos da economia, visto que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. O setor propicia um grande volume de empregos e impostos, contribuindo para o crescimento da economia mundial.

A relação das atividades agropecuárias com a indústria integra cada vez mais campo e cidade e gera novos elementos na paisagem, como as agroindústrias, que são as indústrias localizadas no meio rural, próximo às áreas produtivas, que fazem o processamento de produtos agrícolas.

Resumo: A agricultura urbana integra o sistema econômico, ecológico e social. Além de proporcionar segurança alimentar, este estilo de agricultura pode ser entendido como um projeto social. Desse modo modifica a paisagem urbana, proporcionando educação ecológica, inclusão social e práticas de economia solidária.

Agricultura assume um papel de grande importância para a sociedade, visto que é por meio dela que as pessoas conseguem se alimentar. Dessa forma, é a partir da agricultura que se produz alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, comércio e pelo setor de serviços.

Para incentivar cidades mais verdes e produtivas, o programa incentiva a produção de alimentos aproveitando espaços ociosos. Juntamente com a produção, a Agricultura Urbana financia a industrialização e comercialização dos alimentos.

A agricultura desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvi- mento econômico, dinamizando a indústria, o comércio e os serviços, e através de im- portantes efeitos de encadeamento no resto da economia.

Inúmeros fatores contribuem para o processo de desenvolvimento das áreas rurais, podendo destacar os seguintes elementos como os principais (Veiga, 2001): a) maior acesso a educação e a terra, com o intuito de elevar a renda e diminuir a pobreza; b) uma agricultura diversificada e um meio rural multi-facetado, ...

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Atividade responsável pela produção de alimentos. A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais, etc.

O campo possui grande importância no fornecimento de frutas, legumes e verduras, além de outros recursos naturais que auxiliam na produção de energia, água e equipamentos humanos diversos. O espaço rural também tem sua importância na conservação de paisagens naturais, como as florestas.

O agricultor trabalha no campo, diariamente, no preparo do solo, manejo das pragas e doenças nas lavouras, a fim de elevar a produtividade. É um trabalho árduo que esses cidadãos exercem para alimentar a sociedade brasileira.

1- Qual a importância dos trabalhadores rurais para a vida na cidade? Os trabalhadores rurais (agricultores familiares) são os grandes responsáveis pela colocação do alimento na mesa da população do país, já que a agricultura patronal trabalha com a produção das grandes culturas para exportação.

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

Considerada a região que não integra o perímetro urbano, a zona rural é de fundamental importância para a produção de alimentos e para a conservação ambiental. Zona rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma área do município não classificada como zona urbana ou zona de expansão urbana.