Qual a importância da agricultura no mundo atual Embrapa?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

De acordo com Lal (2007), a agricultura, além de ser causa, exercerá papel preponderante e crescente na solução de numerosos problemas ambientais, tais como a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o enriquecimento da biodiversidade e o sequestro de carbono da atmosfera.

A atividade agrícola para exportação tem sido um importante propulsor para o crescimento do produto interno brasileiro. O agronegócio hoje é responsável por 52,2% de tudo exportado no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo.

Os números comprovam a importância da agricultura familiar, já que mais de 80% dos alimentos produzidos no mundo são originários de propriedades familiares. A partir desse impacto, a ONU decretou que a década entre 2019 e 2028 é dedicada a esse modelo de agricultura, e estabeleceu diversas ações de incentivo.

O principal objetivo é a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido.

Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa*, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura.

Desenvolver, adaptar e disseminar conhecimentos e tecnologias em automação, agricultura de precisão e tecnologias da informação e da comunicação para ampliar a sustentabilidade dos sistemas produtivos e agregar valor a produtos e processos da agropecuária.

Hoje, a Embrapa é conhecida como o principal centro de pesquisa em agricultura tropical do mundo e o Brasil está entre os cinco maiores produtores de 36 produtos agrícolas e é o maior exportador mundial de soja, milho, café, açúcar, carne bovina, aves e suco de laranja.

Trata-se de uma importante atividade econômica responsável pela produção de alimentos e de matérias-primas. Conceito de agricultura. Agricultura é a prática do cultivo do solo com o objetivo de produzir alimentos e matérias-primas, sendo uma atividade econômica integrante do setor primário.

A agricultura tornou as civilizações possíveis. Ao longo da história, o aumento da produtividade agrícola foi peça chave durante o crescimento populacional. As inovações na produção e distribuição de alimentos ajudaram o abastecimento de alimentos a acompanhar o crescimento populacional.

Desde a época da colonização, a agricultura e a pecuária são atividades que mantêm a importância do campo para o desenvolvimento do homem. A agricultura ainda é a principal base econômica do Brasil e há expectativa de aumentar ainda mais as exportações neste ano de 2020.

O agricultor trabalha no campo, diariamente, no preparo do solo, manejo das pragas e doenças nas lavouras, a fim de elevar a produtividade. É um trabalho árduo que esses cidadãos exercem para alimentar a sociedade brasileira.

A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.

A prática da agricultura revolucionou a vida humana, favorecendo uma série de mudanças: A sedentarização: que se iniciou no período do neolítico. Sobrevivendo do cultivo e do pastoreio, os seres humanos passaram a produzir seu próprio alimento e não precisavam mais mudar constantemente de lugar.

A grande disponibilidade de terras com excelente topografia, ideais para mecanização, o clima propício e água em abundância, fatores imprescindíveis para a prática da agricultura, garantem safras produtivas.