Qual a importância da administração para a sociedade atual?

Perguntado por: vcaetano9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O estudo da administração tem aplicação direta na vida pessoal de cada um. Interação com pessoas, realização de planos, tomada de decisões, gerenciamento de recursos, são alguns exemplos de atividades realizadas no cotidiano. Daí, sua importância para o conjunto da sociedade.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

O curso de Administração também costuma ser um excelente caminho para aqueles que sonham em ter o próprio negócio. Afinal, a formação fornece a bagagem necessária sobre empreendedorismo, gestão, inovação e marketing. Ou seja, conhecimentos fundamentais para quem quer empreender.

A importância da administração surge a partir de agora, pois é a administração que define técnicas, processos, as habilidades necessárias , planeja, organiza, dirige e controla as organizações que fazem as coisas acontecerem em nosso Estado.

A organização é um aspecto crucial da administração, pois permite que a empresa funcione de maneira eficiente e alcance seus objetivos com sucesso.

Atualmente, a administração vem sendo destaque nas organizações, pois a aplicabilidade de seus princípios tem sido um grande diferencial competitivo para o mercado. Administrar é um desafio e para as organizações é ainda maior.

O aluno do curso de administração aprende a conduzir processos de recrutamento, seleção, retenção de talentos, desenvolvimento de pessoas, desligamento, definição de planos de carreiras e outras atividades ligadas à gestão de pessoas.

A administração de conhecimento é uma ferramenta que visa melhorar a vida dos gestores e colaboradores da organização. A importância de compartilhar conhecimento está relacionada à facilitação do acesso a informações cruciais para o desenvolvimento na empresa.

O impacto social que as atividades de uma empresa causam já está definitivamente em pauta no mundo dos negócios. Nada mais justo, afinal, todo segmento produtivo extrai da sociedade e do meio ambiente os recursos necessários para subsistir e obter lucro.

Ainda em um contexto de pandemia, as perspectivas para o futuro da Administração empresarial são incertas e repletas de desafios. Sem dúvida, as empresas precisam reinventar seus processos para se tornarem mais competitivas e vencer a crise.

Uma definição bem moderna: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Conjunto dos elementos que compõem o processo administrativo - planejamento, organização, direção e controle. (Conceito objetivo) Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Muitas vezes apontados como sinônimos, os três Es da administração — eficiência, eficácia e efetividade — são, na verdade, conceitos bem diferentes. Saber quais são as peculiaridades de cada um deles é muito importante para o bom funcionamento da sua empresa!

A gestão administrativa contribui para um bom resultado ao longo de todo o processo, que começa na definição dos objetivos empresariais com um plano de negócios estruturado. De maneira estratégica, esse plano é operacionalizado de forma a seguir métodos que resultem em excelência.

A Administração é considerada uma ciência que contribui para o desenvolvimento das empresas e organizações, porém a mesma também está aplicada em nossas vidas e nosso cotidiano, sendo usada em momentos básicos como a organização e divisão do nosso tempo durante o dia a dia, usada também para controlar nossos gastos e ...

Nesse percurso é necessário gerir, planejar, coordenar, controlar, mensurar, inovar, reduzir custos, liderar, motivar,treinar e desenvolver, formar equipes coesas, tomar decisões;e isto somado a outras diversas ações.

Na vida, a organização é essencial para administração das tarefas, melhor gerenciamento do tempo, além de ser importante para executar e manter um bom desempenho.

As organizações, quando bem gerenciadas, criam e geram valor para as sociedades, produzem riqueza, melhoram a qualidade de vida das pessoas e promovem o desenvolvimento econômico e social.

O impacto social gerado conta com potencial de crescimento para aumentar os resultados obtidos, seja por meio da expansão do próprio negócio, da replicação em outras regiões ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio.