Qual a importância da administração integrada para a organização?

Perguntado por: lsouzas5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Com a gestão integrada, as diferentes áreas da empresa trabalham de forma conectada, alimentando um sistema geral, capaz de controlar todas as etapas do processo. Com isso cada pessoa pode focar em sua atividade e o gestor pode ter uma visão global do negócio.

Nas empresas é a forma vital de garantir a sobrevivência, a saúde, o crescimento e a qualidade das companhias. Sem a organização e a clareza que a administração oferece, não há como planejar e dar andamento, planejar, estudar e conduzir recursos materiais e humanos.

Como falamos anteriormente, a gestão integrada é o ato de gerenciar os diferentes setores da sua empresa de forma conjunta e centralizada. A ideia aqui é obter os dados de diferentes áreas da empresa e centralizá-los em um só local, onde é possível ter uma visão da empresa e seus processos de forma muito mais completa.

A importância do sistema de gestão integrada
Adotar um sistema de gestão integrada é importante porque esta ferramenta tem o poder de otimizar processos internos, tornar a empresa mais competitiva e melhorar sua entrega para o cliente final.

A intenção da administração por objetivos é elevar o nível de desempenho da organização. Por isso, envolve os colaboradores na formulação do plano de ação e nas estratégias para o alcance dos objetivos. Essa abordagem permite que o trabalho seja concluído em pequenas etapas.

Seu principal objetivo é potencializar os resultados da empresa, oferecendo um ambiente empresarial mais propício para a efetivação dos objetivos da instituição. Sendo assim, o conceito de administração estratégica abrange diversas áreas e envolve ações de planejamento estratégico, direção, organização e coordenação.

A administração por objetivos (APO) é mais uma metodologia que pode ser utilizada para direcionar o planejamento estratégico. Sua utilização vai contribuir para unir toda a equipe em prol da busca por resultado, proporcionando ainda mais assertividade para os planos de ação.

Em uma época de mudanças e incertezas,a administração tornou-se o centro da atividade humana,com tarefa básica de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. A administração é a chave para a solução dos problemas que afligem o mundo moderno.

Uma boa administração ajuda o grupo, ou seja, a empresa, a alcançar objetivos com os recursos disponíveis e esforço dos participantes. Nessa administração existem diversas etapas importantes, como planejar ações e traçar estratégias para que os objetivos sejam atingidos.

O principal objetivo de um sistema integrado é otimizar o uso de recursos em todos os departamentos e funções da empresa. Ele também ajuda a garantir que todos estejam trabalhando para os mesmos objetivos, e que as informações sejam compartilhadas efetivamente entre as diferentes partes da organização.

Por meio do Sistema de Gestão Integrada, as áreas da instituição ficam mais bem informadas sobre todos os processos, o que consequentemente aumenta a produtividade da equipe. Este cenário favorece a tomada de decisão de maneira mais certeira, diminuindo riscos de erros por desinformação, por exemplo.

Nesse sentido, o sistema integrado une e trabalha os dados para gerar informações reais para a empresa. De forma geral, é na plataforma de gestão que o processo ocorre, ou seja, as solicitações, inclusões e exclusões de ações necessárias para a operação fluir e acontecer.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Porque foi criada e qual o foco de atuação? R: Dentro da estratégia de trabalho da Segurança Pública temos três eixos fundamentais: regionalização, integração e gestão por resultados.

São vários escopos que os Sistemas de Gestões Integradas podem incluir. Mais comumente no Brasil trata-se da junção da ISO9001, ISSO 14001 e ISO 45001, porém podem ser acrescentadas diversos outros padrões normativos, como Gerenciamento de energia, responsabilidade social, segurança da informação, etc.