Qual a iluminação ideal para escritório?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

As regras para a iluminação para escritório são determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e, segunda ela, a claridade do ambiente de trabalho deve ser composta por lâmpadas com intensidade de luz de 500 e 600 lux, isso equivale a duas lâmpadas tubulares fluorescentes de 32 watts.

A norma estabelece que a iluminação em ambientes de trabalho deve atingir no mínimo 500 Lux e pode chegar a 1000 Lux, dependendo da atividade a ser executada no local. Então, quanto maior for o nível de precisão que a tarefa exigir, mais alta será a quantidade de Lux necessária.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

No ambiente escolhido para o home office é importante que a luz, seja ela natural ou artificial, não incida diretamente sobre os olhos. A iluminação mais confortável é a que fica acima do olhar, para não causar ofuscamento, que com o tempo pode causar dores de cabeça e até náuseas.

Como ter uma iluminação do ambiente de trabalho adequada?

  1. aproveitamento máximo da luz natural;
  2. usar lâmpadas com cores frias;
  3. utilizar lâmpadas de LED;
  4. fazer uso de luminárias suspensas, aumentando eficiência em cada posto de trabalho;
  5. pintar paredes e teto com cores claras.

A distância entre a iluminação e o tampo da mesa deve ser de aproximadamente 90 cm, variando de acordo com a luminária. Nem sempre deve ficar no centro da mesa. Devemos analisar se a luminária e a lâmpada iluminam toda a área da mesa, se ofuscam demais, se são muito claras ou se esquentam bastante.

a luz da luminária deve estar voltada o livro ou caderno, ou seja, para o material que você está utilizando para estudar. Não coloque a luminária posicionada em direção aos seus olhos, Lembre-se de usar também a iluminação central do ambiente, geralmente, a iluminação de teto, sempre que possível.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

O azul e o verde-claro, próximos aos tons pastéis, são tonalidades mais indicadas para realçar o ambiente de trabalho sem prejudicar a visão. De acordo com Nacy Kwalleka, da Universidade do Texas, pesquisas mostram que os funcionários preferem trabalhar em ambientes em tons de verde e azul.