Qual a iluminação correta?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Para a sala de estar, televisão e os quartos — lugares onde o se preza pelo relaxamento — é recomendado utilizar lâmpadas de luminosidade amarelada e quente. Já para os ambientes onde a concentração de pessoas e de atividades são reinantes, o ideal é investir em lâmpadas de luz fria.

Uma dica é inserir uma luz central para que todo o ambiente fique iluminado. Apostar em spots ou fitas em LED embutida no espelho para facilitar as atividades, como se barbear e maquiar, é uma alternativa inteligente, pois essa iluminação de forma lateral não cria sombras no rosto.

O que vem a ser um sistema de iluminação de 3 pontos? Como o nome diz, é um sistema formado por 3 fontes de luz, posicionadas sobre a pessoa a ser gravada. Cada uma dessas luzes recebe um nome específico: a luz principal, a luz de preenchimento e a contra-luz. Vamos a seguir analisar cada uma delas.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

branca

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Prefira lâmpadas leitosas dimerizáveis ou luminárias que não ocasionem reflexos. O espaço ao redor da mesa não deve estar escuro durante as refeições. Pontos de luz podem ser posicionados ao redor da sala de jantar, em luminárias ou sancas.

Luz branca ou luz amarela: quando usar cada uma
São as sensações que são diferentes, portanto, a luz amarela não é menos eficaz que a branca. Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Aposte no balizamento
E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes! Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

Você precisará puxar um barbante diretamente do bocal da lâmpada existente no cômodo, então: amarre ou cole um objeto no barbante, fixe-o no teto com a fita adesiva e deixe-o pender. Marque o ponto com um X. Por hora, esse objeto simulará a luminária.

Tipos de iluminação

  • Iluminação direta. Feito diretamente sobre um ponto específico, esse tipo de iluminação pode ser composto por luminárias ou abajures. ...
  • Iluminação indireta. ...
  • Iluminação difusa. ...
  • Iluminação de destaque. ...
  • Iluminação de orientação. ...
  • Iluminação de tarefa. ...
  • Iluminação zenital.

Passo a passo

  1. Deslocamento com cabo aparente. Teste e marque o deslocamento. ...
  2. Fure o teto. Fure o teto no ponto marcado. ...
  3. Conecte o pendente. Faça a ligação elétrica do pendente, usando o conector ou a fita isolante. ...
  4. Finalize. ...
  5. Deslocamento com eletrofita. ...
  6. Faça as ligações elétricas. ...
  7. Faça o acabamento. ...
  8. Finalize.

São elas:

  • Iluminação Direta.
  • Iluminação Indireta.
  • Iluminação Difusa.
  • Iluminação Linear.
  • Iluminação de Orientação.
  • Iluminação de Destaque.
  • Iluminação de Tarefa.
  • Iluminação para Áreas Externas.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

Iluminação geral
A distribuição da luz no ambiente gera uma iluminação homogênea, uniforme e regular no ambiente, sem variações de luminosidade. Este sistema de iluminação é indicado para ambientes comerciais, armazéns, escolas, supermercados e lojas. Em áreas onde as atividades são laborais e produtivas.

Qual a melhor cor de lâmpada para área externa

  • Lâmpada fluorescente: elas são 80% mais econômicas que as incandescentes. ...
  • Lâmpada de led: tecnológica e econômica, a luz de led é perfeita para você reduzir até 90% do consumo de energia elétrica na luminária externa led.

A luz direta é aquela que se utiliza para focar algo. Geralmente são utilizadas com spots com lâmpadas com facho direcionado, que permitem o foco. O fluxo luminoso desse tipo de iluminação é voltado especificamente para o objeto ou espaço de destaque.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.