Qual a ideologia de Allan Kardec?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Dessa reflexão, identifica-se no pensamento de Allan Kardec a idéia de separação entre corpo e alma como básica para o desenvolvimento das concepções de sobrevivência, consciência, independência e intemporalidade do espírito.

Assim nasceu o espiritismo. Segundo Allan Kardec, espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal (Kardec, 2009, p. 10).

Embora o termo Kardecismo tenha se popularizado, dando a falsa impressão de que o Espiritismo é de autoria de Allan Kardec, é perfeitamente claro que não existe a necessidade de se chamar Espiritismo Kardecista, pois só existe um Espiritismo com base na Doutrina dos Espíritos.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico. Sua principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

A Doutrina Espírita apresenta-se sob três pilares: ciência, filosofia e religião.

Paris, 31 de março de 1869.
Vitimado pela ruptura de um aneurisma, aos 65 anos, o professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail cerrava os olhos no Plano Físico para despertar com as venturas do dever cumprido no Plano Espiritual.

A descrição do terreiro é simples, mas remete à percepção de atividades que geralmente são condenadas pela doutrina Espírita Kardecista, corroborando a visão de que a Umbanda seria um movimento de 'baixo espiritismo', algo que não representa, ou não permite, uma “evolução” moral, levando a tomar atitudes ...

Kardec se espantaria com seus seguidores no Brasil? Uma das principais características do espiritismo, além da sua comunicabilidade com o mundo espiritual, da crença na pluralidade das existências e da universalidade dos ensinos dos espíritos, é o lema “fora da caridade não há salvação”.

De forma bastante resumida, a umbanda nasce da fusão de aspectos do espiritismo kardecista (como os princípios da reencarnação e da evolução) com elementos rituais e mitológicos de cultos de origem africana praticados por ex-escravos e descendentes de escravos.

Foi discípulo do educador Pestalozzi, dedicando sua vida às atividades educacionais. Kardec foi o fundador e o codificador do espiritismo.

O conhecimento da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus promovem o entendimento da verdadeira caridade e a vivência destes princípios proporciona a sublimação da alma que exterioriza os sentimentos de compaixão em favor do semelhante.

Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868. É uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo.

"Para ele, o espiritismo visava a superar dois impasses da modernidade: a religião dogmática que caia no fatalismo, na ideia de que 'as coisas acontecem porque Deus quis assim', sem buscar explicações lógicas e racionais; e a ciência ateia e utilitarista que não percebia os valores mais aprofundados da humanidade."

A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.