Qual a ideia do Matrix?

Perguntado por: llopes9 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

The Matrix é uma distopia, ou seja, uma narrativa passada em um universo opressivo, totalitário, onde o indivíduo não tem liberdade nem controle sobre si mesmo. Na obra, a humanidade está aprisionada por uma simulação, embora não tenha consciência disso.

O filme, que foi lançado quando o mundo estava próximo da revolução da internet, e às vésperas do novo milênio, aproveitou o desenvolvimento tecnológico da época e levantou perguntas importantes sobre a web, a consciência e o controle social.

Matrix é um lugar abaixo da superfície da Terra, onde a humanidade está em coma dentro de casulos, controlada por computadores maléficos, que rodam sistemas operacionais com Inteligência Artificial, no ano 2199.

A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual da Matriz, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real. Matrix é o filme mais filosófico já feito: cada passo de seu enredo acelerado pode ser conectado a algum problema filosófico.

Reflexões sociológicas
A satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente, apresentada no filme, nos leva à reflexão sobre como se constroem as realidades e o quanto nosso cotidiano está normatizado.

Catolicismo em Matrix
Boa parte das pessoas que viram o filme devem ter notado a presença de elementos cristãos na produção. Na mais óbvia delas, Neo (Keanu Reeves) morre, ressuscita e ascende aos céus. Jesus Cristo? Pode apostar que sim.

Para conseguir deixar para trás a matrix, você precisa de uma grande dose de coragem, que permitirá uma percepção maior sobre quem você é. Deixar de lado as crenças paralisantes que você tem sobre si mesmo e criar uma nova percepção sobre sua vida.

Vivemos e fazemos parte desse código sem ter nenhuma consciência do “nível acima” de nós, ou seja, a "verdadeira" realidade, como na trilogia Matrix. Tal ideia, no entanto, é amplamente rejeitada pois descamba mais para a crença do que ciência, baseada em provas.

A vida dentro da caverna representa o mundo sensível, aquele experimentado a partir dos sentidos, onde reside a falsa percepção da realidade. Enquanto a saída da caverna representa a busca pela verdade, o chamado mundo inteligível, alcançado apenas pelo uso da razão.

Mas, sem dúvida, o efeito mais famoso de Matrix é aquele chamado de bullet time, que causa a impressão de que o tempo foi congelado enquanto o espectador acompanha uma cena em 360 graus.

A saga “Matrix” representou uma pequena revolução para a ficção científica no cinema. Aos 57 anos, Reeves retoma o papel que marcou um antes e um depois em sua carreira. Além de ter se tornado uma referência estética, o filme foi um enorme sucesso de bilheteria.

Deus dos sonhos
O nome Morpheus por sua vez é uma referência ao Deus do sonho na mitologia grega, que tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas. Morpheus no filme é quem faz Neo despertar de Matrix, contando toda verdade sobre o mundo real.

A Matrix é uma simulação digital em que os corpos e mentes humanas são mantidos em cativeiro, enquanto suas mentes são conectadas a um mundo virtual. A Matrix é controlada pelas máquinas, que usam os humanos como fonte de energia.

Novo estudo aponta que há 50% de chance de estarmos vivendo em uma simulação.

Enquanto isso, os "blue pills" seriam aqueles que não viram a verdade. Assim, eles continuariam vivendo em ilusão e, portanto, seriam usados pelas mulheres. Há ainda uma categoria que não existe no filme: os "black pills", homens que concordam com red pills e acham que já não podem mudar nada no "sistema", se isolando.

Criada por um grupo de inteligências artificiais, a Matrix foi desenvolvida para manter as mentes de cada humano que sobreviveu a Guerra das Máquinas sob controle, enquanto os corpos desses servem como fontes de energia orgânica. É famosa pela sua coloração verde.

Na prática, quem segue ou é adepto dos pensamentos do Red Pill crê que a mulher deve ser “escolhida” e tratada por categorias. As teorias inclusive mencionam, por exemplo, que mães solteiras teriam menos valor e mulheres que já tiveram vários relacionamentos não são boas companheiras.