Qual a idade que se forma a personalidade?

Perguntado por: iparaiso9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

Entre os 8 e os 14 anos, ocorrem grandes e súbitas mudanças no organismo e que influenciam no nosso modo de ser, sentir e pensar. A personalidade também muda em relação às pessoas e, quando adultos, amadurece, mas ainda assim é plástica e adaptável.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

A chave para ajudar a formar o caráter do seu filho é dar um bom exemplo, já que os pequenos fotografam cada ação dos seus pais. À medida que as crianças vão crescendo e por meio das experiências vividas no ambiente familiar, elas podem adquirir valores e virtudes que vão contribuir para o desenvolvimento do caráter.

Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Cada ser humano possui um temperamento e, dentre eles, existem 4 tipos de temperamentos que são considerados principais:

  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Colérico;
  • Melancólico.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Falta de personalidade é quando uma pessoa não consegue tomar decisões próprias, não pensa por si mesma.

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age. Em termos gerais, o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age.

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.

Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar. Também tem grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade. A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar.