Qual a idade que pode parar de estudar?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos. Antigamente, era considerado obrigatório a partir dos seis anos.

Pena -detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.

Abandono intelectual
246 – Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. R >> O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

Segundo a legislação brasileira, a matrícula e permanência na escola é obrigatória e deve acontecer dos 4 aos 17 anos. Ou seja, a lei determina que crianças e adolescentes frequentem obrigatoriamente a escola nessa faixa etária.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,Lei nº 9.394/96, estabeleceu como sendo dever do Estado a progressiva extensão da obrigatoriedade do Ensino Médio.

A resposta é NÃO!! Caso você retire seu filho da escola ou não mande ele para assistir às aulas presenciais o Conselho Tutelar será acionado, sendo que é possível ainda, caracterizar, em alguns casos, abandono intelectual (previsto no art. 246 do Código Penal).

Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

Pois é... de acordo com a Lei da Educação Nacional do Brasil, todas as crianças a partir dos 4 anos e até os 17 anos são obrigados a estudar .

Meu filho não quer estudar: dúvidas frequentes

  1. Participe dos estudos de seu filho e demonstre interesse.
  2. Dê o exemplo.
  3. Estimule a criança a falar sobre o que aprendeu.
  4. Ajude a criar um roteiro de estudos.
  5. Faça silêncio e respeite o horário de estudos do seu filho.

De acordo com o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais devem matricular os filhos na escola e garantir sua frequência. Caso contrário cometem crime de abandono intelectual (art. 246 do Código Penal) e a pena é de detenção de 15 dias a um mês ou multa.

A decisão também serve de exemplo para lembrar que pais são obrigados a manter a frequência escolar dos filhos. O fato do adolescente ser emancipado não afasta a obrigação dos pais em garantir a educação e a frequência escolar dos filhos até que completem 18 anos", explica o Promotor de Justiça Marcos De Martino.

Consequências da evasão escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração.

O QUE DIZ A LEI
No artigo 246, o Código Penal define como abandono intelectual do menor de idade, deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar, com previsão de pena de detenção, de 15 dias a um mês, ou multa.

O ensino fundamental é obrigatório a partir dos seis anos de idade, de acordo com a Lei n° 11.114/05.

Além de comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural dos indivíduos, o abandono escolar tem como reflexo direto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. As pessoas que não conseguem terminar os estudos, geralmente acabam ocupando cargos informais, de menor qualificação e remuneração baixa.

As 5 maneiras de concluir o ensino médio

  1. Ensino regular. Essa é a forma tradicional. ...
  2. Encceja. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a. ...
  3. EJA.
  4. Supletivo. O supletivo é um curso preparatório para a realização de um exame, conhecido. ...
  5. Telecurso.