Qual a idade que o homem deixa de ser fértil?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

60 anos

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Vida reprodutiva masculina
Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque. Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.

Ciclo regular
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Quando o homem é estéril ele ejacula? Sim. A ejaculação é o resultado da secreção das vesículas seminais e próstata que produzem um meio (sêmen) que leva o espermatozoide do corpo do homem ao corpo da mulher. A produção do sêmen não tem relação com a produção de espermatozoides.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.

Como saber o período fértil
Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação. Como se espera que a ovulação ocorra no 14 dia do ciclo, o período fértil será até o 15 dia do ciclo.

Habitualmente, até 5 dias após a menstruação, a chance de engravidar é quase nenhuma. Mas por todos os motivos e variações hormonais possíveis entre as mulheres, o método de contracepção pela "tabelinha", é o método menos confiável.

34 anos é a melhor idade para o homem, aponta estudo.

Quando se trata de gravidez natural, não existe uma idade máxima para engravidar. No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019.

1. Lavar a vagina após a relação sexual não evita gravidez. Assim que o parceiro ejacula, os espermatozoides são lançados diretamente para o colo do útero e circulam a uma velocidade de 45 km/h, não há como interromper o processo através de um banho.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

O líquido seminal pode ser liberado em vários momentos ao longo da relação sexual e, por isso, muitas vezes, é conhecido como um líquido lubrificante que é liberado pelo pênis durante o contato íntimo.

Primeiros sinais de fecundação

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Poucos espermatozoides
A referência mais utilizada é uma concentração abaixo de 15 milhões de espermatozoides por ml. Quando existe essa alteração, solicitamos mais exames, como um ultrassom dos testículos e exames de sangue hormonais.