Qual a idade que não paga passagem de ônibus?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Pessoas com idade entre 60 e 64 anos têm direito de viajar de graça por meio do cartão TEU!

Em São Paulo, o Bilhete Único passou a valer para idosos de 60 a 64 anos utilizarem os ônibus de graça. De acordo com a SPTrans, a medida está em vigor desde o dia 1º de fevereiro na capital paulista. Além disso, idosos de 60 a 64 anos também já podem ter gratuidade nos transportes estaduais.

Estudantes, crianças e desempregados estão entre os grupos com direito à gratuidade em São Paulo. Depois de idas e vindas, os passageiros entre 60 e 64 anos voltaram a ter gratuidade no transporte municipal e metropolitano de São Paulo.

O Estatuto do Idoso garante atendimento preferencial às pessoas com 60 anos ou mais, em bancos, lotéricas, supermercados, serviços de saúde e demais estabelecimentos. Desde de abril deste ano, os grupos prioritários passaram a ter direito de atendimento garantido também a seus acompanhantes.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

Continua circulando nas redes sociais que o Senado acabou com o direito ao transporte gratuito dos idosos. Isso é falso. A falsa notícia surgiu depois que comunicado oificial da perda da validade da Medida Provisória (MP) 1.134/2022 foi publicado.

Por ser um procedimento novo para as pessoas que têm entre 60 e 64 anos, a SPTrans lembra que para ter a gratuidade em seu Bilhete Único Comum, basta aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos ...

Quem pode Obter o Desconto ou a Gratuidade na Passagem de Ônibus. É direito dos idosos, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, obterem passagens gratuitas ou com desconto de 50%. Além disso, devem comprovar renda de até 2 (dois) salários mínimos.

Muita gente não sabe, mas pessoas com mais de 60 anos possuem direito a alguns benefícios que vão além da gratuidade no transporte público e do desconto no cinema. De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural.

6 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais

  1. Gratuidade no transporte público municipal e interestadual. ...
  2. Isenção no IPTU. ...
  3. Limite de reajuste em planos de saúde. ...
  4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. ...
  5. Prioridade em processos judiciais. ...
  6. Prioridade em programas habitacionais.

Como fazer a solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso? Você pode solicitar o Cartão sem sair de casa! A solicitação dia do Cartão de Estacionamento para Idoso pode ser feita por meio do Portal SP 156.

No Brasil, é possível viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.

Com o decreto, o público desta faixa etária poderá usufruir do transporte gratuito no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

Cidadãos inscritos no CadÚnico do governo federal podem viajar de graça ou com desconto em ônibus interestaduais. Um dos muitos benefícios oferecidos aos cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é a gratuidade em passagens de ônibus.

O único benefício existente é o auxílio de acompanhamento do INSS, que aumenta a aposentadoria em 25% para que o idoso possa pagar os seus cuidadores.

O que mais tenho direito tendo 60 anos ou mais? Sendo assim, além do benefício da meia-entrada em qualquer dos cinemas espalhados pelo Brasil, é direito do idoso poder andar gratuitamente em ônibus (de qualquer esfera: interurbano, intermunicipal, interestadual), metrôs, entre outros.

Alteração da Lei BPC - LOAS(LEI Nº8. 742, DE 7/12/1993- Lei nº12. 435/2011). Alterando o direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idoso a partir de 60 anos que terá direito ao benefício no valor de meio salário mínimo Federal e a partir dos 66 anos a um salário mínimo Federal.

As pessoas com mais de 60 anos têm direito a 8 benefícios exclusivos. Eles são destinados aos idosos e aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses benefícios começaram a valer em 2003 com a publicação do Estatuto do Idoso.

“Idoso” é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade.