Qual a idade que Jesus Cristo foi batizado?

Perguntado por: ecustodio . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

2.000 anos

Jesus Cristo foi batizado há mais de 2.000 anos, no entanto, o batismo é tão relevante para as pessoas de hoje como o era no passado. No batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão (ver Marcos 1:9), Deus o Pai falou do Céu. Deus disse que estava “satisfeito” com Jesus (ver Mateus 3:17).

30 anos

Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo.

Jesus saiu do templo e voltou com José e Maria para Nazaré, e cresceu "em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens".

João Batista

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org).

“Nesse caso específico, o mais importante a saber é que a criança está devidamente batizada independentemente da mudança dos padrinhos batismais. O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais.

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

Todo indivíduo que faz oito anos de idade e é responsável por suas ações deve ser batizado. Algumas igrejas ensinam que as criancinhas devem ser batizadas. Isso não está de acordo com os ensinamentos do Salvador. Quando Jesus falou das criancinhas, disse: “[das] tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16. 15-16).

João Batista

João Batista foi o homem que, de certa forma, abriu as portas para a missão de Jesus. Pregador itinerante nascido na Judeia, ele se tornou líder religioso de um grupo de judeus da época, exaltando a importância de valores como retidão e da prática da virtude.

É mais possível que não tenha sido crucificado na sexta-feira, mas na quinta-feira. Ou seja, não em 7, mas em 6 de abril do ano 30 d.C.", conclui.

Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista.

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.