Qual a idade que aparece o glaucoma?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

“O glaucoma acontece quando existe lesão do nervo ótico, principalmente em função de um aumento da pressão intraocular”, explica a médica. “Em geral, a doença costuma aparecer a partir dos 40 anos.

O glaucoma costuma afetar indivíduos após os 40-50 anos de idade, no entanto, em alguns casos, pode ocorrer em pacientes mais jovens. O glaucoma juvenil afeta adolescentes ou adultos jovens e seus sinais e sintomas são muito semelhantes ao glaucoma do adulto.

O glaucoma pode ser detectado somente após um exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico especialista realiza à medida da pressão intraocular (PIO) e o exame do nervo óptico entre outros exames, com o auxílio de aparelhos especiais.

O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comuns após os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Ainda, se deve considerar que pessoas da raça negra têm maior predisposição de serem afetadas pela doença.

4- Glaucoma
Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

O médico especialista em glaucoma pode ajudar no tratamento para estacionar a doença e até mesmo prevenir a cegueira em muitos casos. Estima-se que 60 milhões de pessoas no mundo são acometidas de Glaucoma e destes, 4,5 milhões poderão estar cegos por causa do Glaucoma em alguns anos.

De modo geral, a doença causa cegueira progressivamente a partir da visão periférica podendo levar de 10 a 20 anos ou até mesmo antes quando associada com outras doenças.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Eles descobriram que, em 20 anos, a probabilidade e a incidência de cegueira da população devido ao glaucoma de ângulo aberto, em pelo menos um dos olhos, tinha diminuído 25,8% para os indivíduos diagnosticados entre 1965 e 1980, e 13,5% para os pacientes diagnosticados entre 1981 e 2000.

Mito. Não é uma doença contagiosa, portanto ele ocorre de forma diferente entre cada olho. Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Redução da visão periférica.
  2. Dor intensa nos olhos.
  3. Dor de cabeça.
  4. Vermelhidão nos olhos.
  5. Dificuldades para enxergar.
  6. Náusea e vômito.
  7. Aumento de tamanho das pupilas.
  8. Visão turva e embaçada.

Sim... o glaucoma não piora com exposição solar.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

Glaucoma Primário de Ângulo Aberto
Também é conhecido como glaucoma simples crônico e considerado o tipo mais comum da doença. Um glaucoma bilateral é o que acomete os dois olhos ao mesmo tempo; ele aparece na fase adulta.

Independente de ela ter diagnóstico de glaucoma, não costumamos recomendar mais do que 1 h em qualquer tipo de equipamento eletrônico (ou celular ou tablet ou outro) por poder contribuir para o surgimento de outros problemas oculares.