Qual a idade que a menstruação vai embora?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Se, depois de 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele último dia do ciclo pode ser considerado como o momento da menopausa. Todos aqueles sinais clássicos, como calor, enjoo, ganho de peso, suor e mudanças de humor, acontecem, portanto, antes da menopausa, no período chamado de climatério.

Menstruação irregular
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

O período de transição, no qual a mulher passa da fase reprodutiva para a pós-menopausa (quando já não é mais fértil,) é chamado de climatério7. Em média, a última menstruação ocorre por volta dos 50 anos. Já o climatério pode durar mais, tendo início aos 40 anos e se estendendo até os 65.

Mas fica a dúvida: é possível engravidar na menopausa? Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva.

Quando a menstruação está terminando, a intensidade do fluxo pode diminuir e sua coloração ficar mais rosada, amarronzada ou amarelada. O sangue pode ficar um pouco alaranjado se estiver misturado com fluido cervical. O muco cervical (corrimento) pode ter uma consistência gelatinosa (5).

Quais são os principais métodos para interromper a menstruação?

  • DIU. Uma das opções mais eficientes para parar de menstruar é o uso do DIU – dispositivo intrauterino. ...
  • Anticoncepcional. ...
  • Injeção de hormônio. ...
  • Implante subcutâneo.

Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação. Isso através do tratamento combinado de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) com Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

A concentração de Hormônio Luteinizante no sangue varia conforme o período fértil, aumentando durante a ovulação. Mas, assim como o FSH, se os níveis forem muito elevados, pode significar menopausa. Inclusive, os dois hormônios podem ser analisados juntos para avaliar o fim do ciclo menstrual.

Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular.

Há casos de mulheres na menopausa que também notam um corrimento amarelo acastanhado por conta das alterações hormonais.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8).

Geralmente, esse sangramento amarronzado acontece pela fisiologia do corpo de algumas mulheres. Isso porque, nos primeiros e nos últimos dias do ciclo menstrual, o fluxo sanguíneo é menor, por isso a cor escura, podendo durar entre 1 a 3 dias.

Segundo Ana Carolina, “as consequências da amenorreia também dependem da doença que causou o problema”. Como exemplo, a professora diz que se a mulher deixa de menstruar por falta da produção de hormônios femininos; ela pode apresentar disfunção sexual, osteoporose no futuro, pela falta de estrogênio, e ondas de calor.

Quais as chances de se engravidar naturalmente? Não é comum que mulheres acima dos 40 anos fiquem grávidas com facilidade. Os dados mais recentes disponíveis no registro de Nascidos Vivos do Datasus indicam que gestações a partir dos 50 anos tem incidência ainda menor.