Qual a idade para tomar pré-treino?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Idade ideal: Varia. Mas o melhor é esperar o estirão de crescimento, que ocorre normalmente entre 11 e 13 anos.

Os suplementos pré-treino podem ser consumidos por qualquer pessoa, sendo atleta ou praticante de exercícios físicos.

Não faz mal, mas o uso de suplementos em adolescentes geralmente não é recomendado. Não há muitas pesquisas sobre o uso em longo prazo, principalmente em quem ainda está em fase de crescimento.

“A princípio, a suplementação é contraindicada para adolescentes saudáveis que já seguem uma alimentação balanceada”, afirma Flavia. Pois é: montar o prato com mais zelo já auxiliaria o organismo no ganho de massa muscular.

O Whey Protein pode ser consumido por crianças e adolescentes como uma forma de complementar a quantidade necessária de proteína que o organismo precisa todos os dias, afinal estamos sempre em desenvolvimento ou sofrendo alterações fisiológicas.

Os pré-treinos podem provocar taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros problemas. Por isso, eles não são recomendados para pessoas com cardiopatias, pressão alta e doenças crônicas de modo geral. Além disso, é importante tomar a quantidade recomendada de acordo com seu peso corporal.

Segundo Netto, que é sócio-diretor técnico da rede de academias Bodytech, não há uma idade mínima para se iniciar nessa atividade. No entanto, geralmente exige-se que o adolescente tenha ao menos 12 anos por questões de segurança, já que academia é um ambiente em que pode haver risco de acidentes.

Qualquer pessoa pode tomar whey protein — o produto é liberado, inclusive, para crianças acima de 2 anos de idade, após o término do período de amamentação. Mas, nesses casos, a prioridade é obter proteínas a partir de alimentos. Uma das maiores dúvidas quanto ao uso do whey protein é a quantidade.

De 0 a 20 anos, o consumo não é indicado em nenhuma idade”, frisa. O maior problema, segundo ela, é o excesso proteico no organismo da criança, que, sem conseguir metabolizar a substância, pode sofrer uma sobrecarga renal. Um copo de whey tem mais proteínas do que o indicado diariamente para meninos e meninas.

sim. crianças e adolescentes podem tomar suplemento desde que haja necessidade. E desde que ela possa fazer a utilização assim.

Com exceção de quem é alérgico, qualquer adulto saudável pode tomar whey protein, se prescrito por um nutricionista ou nutrólogo --profissionais responsáveis por avaliar o gasto energético e o consumo alimentar.

QUEM PODE TOMAR CREATINA? Qualquer pessoa que pratica exercícios físicos com o objetivo de ganhar massa muscular e que esteja com a saúde em dia pode tomar creatina. Mas é importante ressaltar que esse suplemento só faz efeito quando aliado à musculação.

O ACSM contraindica a utilização de creatina por crianças e adolescentes até 18 anos, já que existem relatos médicos de problemas músculo-tendinosos e lesões musculares1,2,8,9.

vitamina D

Uma das vitaminas que mais aparece quando o assunto é vitamina para adolescência, é a vitamina D. A ingestão diária recomendada para adolescentes pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de 400UI/dia (10mcg). Mas, como dito anteriormente, o uso deve ser feito a partir de orientação de especialista.

Muitos iniciantes também ficam na dúvida sobre quando começar a tomar creatina. O bacana é que esse suplemento pode ser consumido logo no início da sua mudança de vida (adoção de treinos e dieta).

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

O pré treino serve para aumentar a disposição para o treino, levar mais nutrientes para o músculo, especialmente durante o treino, retardar a fadiga e diminuir os efeitos negativos decorrentes de uma noite de insônia.