Qual a idade para tirar a Carteira do Idoso?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

60 anos

Quem pode utilizar este serviço? Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos.

Como solicitar o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa? Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).

Gratuidade PESSOAS A PARTIR DE 65 ANOS
O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo Site de atendimento sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

A gratuidade no transporte público para idosos de 60 a 64 anos entrará em vigor no estado de São Paulo nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. O benefício para esta faixa etária estava suspenso desde 1º de janeiro de 2021, por decisão do então governador João Doria e do ex-prefeito Bruno Covas.

Ele pode usufruir da gratuidade em duas vagas por veículo e, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens. Dessa forma, o documento garante aos idosos que se enquadram nos requisitos o acesso a serviços de transporte, possibilitando maior mobilidade e qualidade de vida.

Caso a idosa ou o idoso ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.

Oferece atendimento no domicilio, por meio de acompanhamento domiciliar aos idosos em situação de isolamento, dependência de cuidados e que não conseguem frequentar o serviço em suas atividades de convivência. - Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio – SASF.

Para viagens interestaduais, ou seja, entre estados diferentes, o artigo 40 do Estatuto prevê a quantia de 2 vagas gratuitas para idosos, além de desconto de 50% do valor das passagens, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas e o idoso comprove renda igual ou inferior a 2 salários mínimos.

Governo de SP regulamenta transporte gratuito para pessoas com idades entre 60 e 65 anos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou no último sábado (21), no Diário Oficial, o decreto que regulamenta o uso gratuito do transporte público estadual por pessoas com idades entre 60 e 65 anos.

Qual o procedimento para recarga e uso da gratuidade no metrô/trem? Pessoas com 60 a 64 anos devem encostar ou inserir o seu Bilhete Único Comum em qualquer um dos equipamentos de recarga, nas Estações do metrô/trem, nos ônibus ou nos Terminais de Ônibus Municipais.

8 Benefícios que toda pessoa idosa tem direito

  • Isenção do IPTU. Esse benefício se aplica em casos mais específicos, e apenas em algumas cidades. ...
  • Desconto de Meia-Entrada. Muitos eventos culturais e/ou artísticos, tais como cinemas, teatros, exposições, etc. ...
  • Atendimento Preferencial. ...
  • Vagas de Estacionamento.

Como obter o Bilhete Único
Segundo a SPTrans, o benefício é gratuito e a solicitação deve ser feita no site http://www.sptrans.com.br/atendimento. Já para saber se o cartão está ativo, basta digitar o CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.

Também de acordo com a ANTT, pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade no serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

60 anos de idade

Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais). Válido em todos os horários do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, limitado a dois assentos por veículo.

Viajar com crianças de 2 anos de idade até antes de completar 12 años de idade. A partir dos 2 anos de idade as crianças devem viajar em assento próprio, pagando passagem completa de criança, seja viagem nacional ou internacional.

Desde 01/02/2023, o embarque nas estações da CPTM é gratuito para pessoas a partir de 60 anos com o Bilhete Único ou o Cartão TOP. O embarque com documento só é permitido para quem tiver acima de 65 anos.

Quem tem direito a passagem de ônibus para estudantes

  • Educação básica;
  • Ensinos médio e fundamental;
  • Nível superior: graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado;
  • Cursos regulares de educação profissional, com duração de até um ano.

Identidade Jovem: como conseguir a gratuidade em viagens interestaduais. Também conhecido como ID Jovem, a Identidade Jovem é um documento que garante diversos benefícios, como a meia-entrada em eventos e o acesso à passagens de ônibus gratuitas em viagens interestaduais.

Para isso basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone "carteira do beneficiário". O "clube de vantagens" é fruto de parceria entre Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar uma ampla gama de serviços aos usuários, sendo correntistas ou não.

8) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156; 9) Quando a solicitação for aceita (deferida), para imprimir o cartão ir até Minhas Solicitações, encontrar o protocolo da solicitação e clicar em "CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O SEU CARTÃO", confirmar o CPF e imprimir o cartão em uma folha A4.