Qual a idade para entrar no jardim de infância?

Perguntado por: mjesus4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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6º, a LDB assegura que é dever dos pais ou responsáveis efetuarem a matrícula das crianças na educação básica obrigatória a partir dos 4 (quatro) anos de idade (isto é, a partir da pré-escola).

6 anos de idade

O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

O termo jardim de infância, relacionado a uma das etapas da educação infantil, é usado para o ensino de crianças até 5 anos e foi criado pelo pedagogo alemão Friedrich Froebel, em 1836.

O nome realmente vem da crença de que as crianças deveriam ser nutridas e cuidadas como plantas em um jardim. O pedagogo alemão Friedrich Fröbel (1782–1852) foi quem concebeu o primeiro sistema de ensino para crianças abaixo de 7 anos, na época consideradas pequenas demais para frequentar a escola.

O objetivo principal do Jardim de Infância é, em parceria com a família, promover o desenvolvimento global da criança facilitando a sua integração plena na sociedade.

Somente em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a idade para entrar na escola foi definida. Anteriormente, esta idade era de 6 anos. Mas em 2013 a legislação passou por uma alteração, tornando obrigatória a matrícula de crianças com 4 anos na Educação Básica.

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3 facultativos.

O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)

  • Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
  • Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
  • Desenvolver Orientação espacial.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

É direito da criança, desde que provada sua capacidade, ser matriculada no ensino fundamental, mesmo se a idade for inferior a exigida.

O presente trabalho dedica-se a analisar um importantíssimo texto de Friedrich Froebel (1782-1852), fundador dos jardins-de-infância (kindergartens): "De como Lina aprendeu a escrever e a ler: Uma história para crianças que gostam de estar ocupadas".

Quais destas atividades devem ser promovidas no jardim de infância, para promover o desenvolvimento de competências de literacia emergente? Promoção do desenvolvimento da consciência fonológica e de um ambiente rico em material escrito. Utilização sistemática e intencional de livros.

Foi no início do século XVII que surgiram as primeiras preocupações com a educação das crianças pequenas.

O jardim escolar integra diversas oportunidades e recursos de aprendizagem ativa e de Educação Ambiental. Essa ferramenta estabelece uma ligação mais estreita entre o ser humano e a natureza gerando uma transformação social para superação das injustiças ambientais e sociais na humanidade (Sorrentino, 2005).

No dia 21 de junho de 1852, morreu o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel, o idealizador e fundador do primeiro "Kindergarten" (jardim de infância) do mundo.

Ela já consegue correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares; salta com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. Com auxílio, ela pode vestir e tirar a sua roupa, além de abotoar. Já come utilizando o garfo, lava as mãos e vai ao banheiro sozinha.

Não matricular os filhos na escola acarreta prejuízos sociais, emocionais e de aprendizagem. Como se não batasse, os responsáveis ainda correm o risco de serem denunciados ao Conselho Tutelar. Numa medida extrema, podem responder por crime de abandono intelectual, previsto no código penal.

O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.

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