Qual a idade para aprender a ler e escrever?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Será que seu pequeno já está na idade certa para aprender a ler? Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavras por volta dos 5 anos, enquanto outras ainda estão aprendendo as letras e só vão começar a ler tempos depois, por volta dos 7 anos de idade.

3 anos de idade

A idade ideal para aprender a ler é a partir dos 3 anos de idade. Sendo que a maneira mais fácil de alfabetizar é criar um ambiente propício ao aprendizado. Por exemplo, é essencial que os pais estejam dispostos a ajudar a criança a aprender, ao invés de deixar tudo por conta da escola ou da creche.

Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse. “Aprender a ler não é simplesmente decifrar as letras, mas sim dominar um sistema simbólico, o que exige um grande amadurecimento neuropsíquico”, explica a diretora.

Você pode verificar se o seu filho sempre tem problemas para concluir a lição de casa. Isso pode acontecer por dois motivos: ele pode ter dificuldades para acompanhar a matéria ensinada na sala de aula e, por isso, não absorver o conteúdo e/ou ter problemas para se concentrar em casa na hora da lição.

É comum que essa confusão exista, uma vez que 70% das pessoas com TDAH têm dificuldade na leitura e escrita. É claro que crianças com diagnóstico de TDAH também PODEM ter dislexia, mas não é uma regra. Por isso, cada caso deve ser avaliado de forma multidisciplinar.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

PASSO A PASSO PARA ENSINAR A LER

  1. Comece pela leitura.
  2. Em seguida, apresente o alfabeto.
  3. Agora ensine as sílabas.
  4. Associe o som das sílabas com objetos ou figuras.
  5. Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)
  6. Comece a explorar mais palavras.
  7. Coloque em prática todo o aprendizado.

De acordo com a última edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2019, 71% das crianças entre 5 e 10 anos de idade são consideradas leitoras e 81% na faixa etária de 11 a 13 anos. Essa taxa se torna decrescente a partir dos 14 anos.

exposição precoce à alfabetização; fatores socioeconômicos; histórico familiar de dificuldades de aprendizagem; lacunas nas instruções de leitura, etc.

6 principais desafios da alfabetização enfrentados por estudantes e famílias | Escola da Inteligência

  • Acompanhamento das aulas. ...
  • Uso das tecnologias. ...
  • Educação inclusiva. ...
  • Inclusão dos estudos na rotina doméstica. ...
  • Frustração diante das dificuldades. ...
  • Aproximação entre a escola e a família.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Nas dificuldades de aprendizado devem ser avaliados vários fatores que levam ao fracasso escolar, tais como doenças orgânicas, distúrbios de sono, problemas pedagógicos, ambiente escolar, distúrbios sensoriais, até mesmo problemas neurológicos como epilepsia, enxaqueca, TDHA.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

O adulto com TDAH frequentemente sofre de oscilações do humor que podem ser pequenas contrariedades ou mesmo ocorrências menores, sem ... Isso pode ser denominado como desregulação emocional, que ocorre quando há uma inabilidade ou dificuldade para lidar com as experiências, ...

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Para fazer essa atividade educativa, escolha uma obra que contenha rimas ou frases repetidas. Lembre-se de fazer a leitura de maneira lenta, mas sem perder o ritmo. Conforme a história avançar, deixe que os pequenos completem as ideias e interajam com o texto. Trava-línguas também são ótimos para esse momento.

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.