Qual a idade óssea normal?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A maturidade esquelética acontece quando as cartilagens de crescimento se transformam em ossos. De modo geral, nos meninos isso acontece perto dos 16 anos de idade e, nas meninas, dos 14 anos.

A avaliação da “idade óssea” ou maturação esquelética é realizada através de um exame radiográfico da mão e do punho não-dominantes do paciente. O objetivo é determinar o grau de “maturação” dos ossos através da avaliação dos espaços entre eles, onde estão localizadas as cartilagens de crescimento.

Uma das formas mais comuns de fazer o cálculo da idade óssea de um paciente é por meio do método de Bjork, Grave e Brow, em que é realizado um raio-X da mão e do punho do indivíduo. Também é comum o uso do método de Demirjian, que analisa um raio-X panorâmico da arcada dentária do paciente.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

O Letrozol tem como objetivo retardar o amadurecimento ósseo evitando o fechamento precoce da cartilagem de crescimento. Procure sem perda de tempo o acompanhamento por um endocrinopediatra para analizar indicação de associação com outras medidas terapêuticas como hormonio do crescimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:

  1. Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2.
  2. Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.

A idade óssea atrasada está na maioria das vezes relacionada com a diminuição da produção do hormônio do crescimento, também conhecido como GH, porém outras situações hormonais também podem provocar a idade óssea atrasada, como hipotireoidismo, síndrome de Cushing e doença de Addison, por exemplo.

Para as meninas:

  1. – Surgimento do broto mamário, ou seja, os primeiros sinais de seios; – Cintura começa a ficar mais fina e o quadril a acumular mais gorduras; ...
  2. – Alterações de tamanho e diâmetro do pênis; ...
  3. – Aparecimento dos pelos pubianos – e outros pelos em lugares que não existiam antes, como nas axilas;

Com idade óssea de 18 anos, já esperamos uma maturação completa do esqueleto e crescimento em altura finalizado.

Faça muitas atividades. Assim como a alimentação, a prática de exercícios e a movimentação são coisas muito importantes para o crescimento. Praticar esportes ajuda a reforçar os músculos e os ossos, o que é muito importante para o desenvolvimento do seu corpo. Pratique pelo menos uma atividade física por dia!

O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.

Geralmente, são requisitados exames de idade óssea, feitos por raio x da mãos e punhos, que mostram o amadurecimento e crescimento dos ossos até o adolescente chegar aos 18 anos, que é quando não há mais espaço para crescer.

Quando o estirão ocorre? O estirão apresenta algumas diferenças entre meninos e meninas. Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.

Como já falei, a baixa estatura pode estar conectada com a herança genética dos pais, mas, há casos em que ela está ligada a outros problemas de saúde. Ela pode, por exemplo, estar diretamente relacionada à deficiência do hormônio do crescimento, o GH.

Se a idade óssea divergir em mais de 1,5 ou 2 anos da idade cronológica, há a possibilidade de algum problema de saúde estar interferindo no desenvolvimento da criança, fazendo-se necessária uma avaliação com o médico Endocrinologista Pediátrico.

Portanto, os pacientes com evidência clínica de puberdade precoce, conforme os critérios acima especificados, devem realizar os seguintes exames iniciais:

  • LH, FSH, estradiol (meninas), testosterona total (meninos);
  • Raio-X de idade óssea de mão e punho;
  • Ultrassonografia pélvica com doppler de artérias uterinas (meninas).