Qual a idade normal para começar a falar?

Perguntado por: nzagalo6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

18 meses de idade

De forma geral, os bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas, como “mamãe” e “papai”, antes do primeiro ano de vida. E a maioria já consegue ter um pequeno vocabulário, composto por até 20 palavras, aos 18 meses de idade.

Caso o pediatra ou pais identifiquem que o bebê precisa de uma ajuda de um especialista da área, não hesite em procurar um! Quando a criança começa a falar e apresenta dificuldades em formar a palavra, tem a língua presa, troca de letras ou gagueira é importante procurar um médico e realizar tratamentos.

Atraso na fala é sinal de autismo?

  1. Falta ou ausência de contato visual;
  2. Dificuldade em entender e compartilhar emoções;
  3. Prejuízos na interação social;
  4. Não se virar para olhar quando chamado pelo nome;
  5. Fixação por objetos que não chamem a atenção das demais pessoas;
  6. Movimentos repetitivos com o corpo ou fala.

No autismo, a criança apresenta déficits de comunicação e interac¸ão social que também podem levar a dificuldade de desenvolvimento da fala. Já na apraxia de fala na infância, a criança entende o que quer comunicar, mas não consegue planejar os movimentos para emitir sons e formar as sílabas e frases.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

A especialista enfatiza que os marcos do desenvolvimento da fala e da linguagem são muito claros. Quando existe um atraso é necessário fazer uma avaliação. “Não existem atrasos ou transtornos no desenvolvimento da fala e da linguagem sem causas.

7 Dicas de como estimular o bebê a falar

  1. Converse com o bebê Quanto mais você falar com seu bebê, melhor. ...
  2. Narre o que estão fazendo. ...
  3. Escolha brinquedos educativos. ...
  4. Leia para o bebê ...
  5. Nomeie objetos. ...
  6. Cante músicas para o bebê ...
  7. Brinque com frases mais elaboradas.

7 dicas de como estimular o bebê a falar

  1. Dialogar sempre. Conversar com os bebês requer dos pais atenção e presença desde a gestação. ...
  2. Aprender brincando. ...
  3. Fazer caretas. ...
  4. Nomear os objetos. ...
  5. Cantar e ouvir músicas. ...
  6. Imitar onomatopeias. ...
  7. Ler e contar histórias.

Portanto, atrasos na linguagem, na fala, problemas na interação social e comportamentos repetitivos e estereotipados são os primeiros sintomas de autismo observados pelos pais.

Autismo leve, vida normal? Obstáculos na jornada escolar

  1. Dificuldade na interação com os professores e colegas;
  2. Desconforto ao ser pressionado a participar de atividades e brincadeiras em grupo;
  3. Incômodo com estímulos sensoriais como: barulho, iluminação, toques, etc.

Os primeiros sinais de autismo podem surgir por volta dos 18 meses do bebê, e o diagnóstico pode ser fechado antes da criança completar dois anos de idade. Mesmo quando bebês, crianças no espectro apresentam características como foco excessivo em determinados objetos e raro contato visual.

Outros sintomas comuns são:

  1. Atraso no desenvolvimento da fala;
  2. Fala de difícil compreensão;
  3. Dificuldade motora na língua;
  4. Dificuldade na formação de frases com duas ou mais palavras;
  5. Dificuldade para pronunciar diversas palavras;
  6. Dificuldades motoras para mastigar.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação.

– palavras faladas de modo errado; – omissão de fonemas; – gagueira. É importante lembrar que algumas crianças reagem aos estímulos mais depressa, ao passo que outros demoram mais, e não necessariamente indica que algo está errado.

Uma criança com atraso da fala, por exemplo, pode até usar palavras e frases para expressar suas ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo. Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa.

Bebel-a-bá e Vila Sésamo – Letra do Dia
Esses são dois desenhos ideais para as crianças que estão aprendendo a falar ou estão na fase da alfabetização. Isso porque eles ensinam muitos vocabulários novos, explicam o uso das letras e incentivam a comunicação.

Cumprindo ordens. Com esta idade, o vocabulário de 75 por cento das crianças consiste de "mamá" e "papá" e mais pelo menos três palavras (como "au-au", "tchau" e "bô" para "acabou").

Outra opção de simpatia para o bebê falar é colocar um barbante ao redor do pescoço da criança, marcando a circunferência. Em seguida, com o barbante em mãos e o círculo feito do tamanho do pescoço do bebê, eleve-o em direção ao sol, pedindo que Deus o dê o dom da fala. Basta fazer o ritual uma única vez.