Qual a idade mínima para o aluno estudar à noite?

Perguntado por: nguterres4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

15 anos

Qual a idade mínima para estudar no turno noturno? A idade mínima é de 15 anos com autorização do responsável.

O CNE relembra as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos, em que a idade inicial para matrícula nos cursos de EJA é a partir de 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, em consonância com a disposição da LDB, que aponta essas mesmas idades mínimas para a ...

EJA passa a receber matrícula de alunos a partir dos 15 anos para o ensino noturno.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Jovens com idade inferior a 15 anos não poderão se matricular no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os candidatos a uma matrícula no Ensino Médio da EJA só podem se matricular se tiverem 18 anos ou mais.

Eu, ______________________________________________________________, inscrito(a) no CPF sob o n°: ___________________________________________, portador(a) do RG n°:_________________________________, responsável pelo(a) menor e aluno(a): ________________________________________________________________, autorizo o mesmo a ...

Aumenta a concentração
Para muitos, a concentração é bem favorecida à noite, quando se permite ao cérebro se desligar do “estado de alerta”, como geralmente acontece durante o dia, quando a rotina exige atenção a muitos focos ao mesmo tempo, o que acaba comprometendo a concentração em um único foco.

17 anos

No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

Sendo assim, a EJA é dividida em duas etapas:

  • Etapa 1 - Ensino Fundamental: em menos de dois anos, é possível concluir o ensino fundamental. ...
  • Etapa 2 - Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do ensino médio na EJA completa a educação básica.

EJA ensino fundamental — é dedicada aos estudantes com mais de 15 anos que não conseguiram completar o ensino fundamental, ou seja, do 1.º ao 9.º ano. Nessa etapa, eles são inseridos no processo de ensino-aprendizado, o que leva a novas maneiras de pensar e aprender.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

O silêncio é um ótimo aliado no momento de fazer uma atividade que exige concentração e foco. Ao contrário da manhã, que é quente e energética, a noite é calma e silenciosa, o que, para alguns, a transforma em um ambiente propício para o aprendizado. Uma das desvantagens de estudar durante a manhã é a preguiça matinal.

Estudar à noite pode ser uma excelente opção para quem trabalha durante o dia, não dispõe de tempo ou tem outros afazeres. Porém, para algumas pessoas, o período noturno pode não ser muito produtivo, em função do horário biológico de cada um — o seu relógio interno.

O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada.

Pode ser que você tenha uma rotina muito corrida. Pode ser que prefira o silêncio da noite e a falta de distrações. Pode ser apenas uma preferência sua mesmo. Os motivos que te levam a estudar tarde da noite são particulares a você.

Para os alunos que têm mais energia no início do dia, estudar de manhã pode funcionar melhor, quando o cérebro é mais capaz de se concentrar. Os alunos que vão para a faculdade durante o dia se beneficiam de uma mente revigorada após uma boa noite de sono.

Em resumo, o Encceja é uma prova oferecida pelo governo que permite a obtenção da certificação do Ensino Fundamental ou Médio, enquanto o ensino supletivo, chamado agora de EJA, é uma alternativa para quem deseja concluir estes níveis de ensino frequentando o ambiente escolar.

A pessoa interessada pode fazer um cadastro simples na secretaria da escola e levar os documentos posteriormente, no momento da matrícula. Caso não tenha comprovante de escolaridade, a pessoa pode solicitar na secretaria da escola uma avaliação de classificação para saber em qual etapa pode começar a estudar.

Atualmente, se uma criança matriculada deixar de frequentar as aulas, cabe à escola notificar o Conselho Tutelar, órgão responsável por verificar a motivação para a ausência. Se for constatada a evasão escolar, o Ministério Público é acionado.