Qual a idade mínima para fazer vestibular?

Perguntado por: landrade3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

18 anos

Por isso, não há uma idade mínima para realizar a prova. No entanto, é preciso ter documentos de identificação, como o CPF, para participar. Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver concluído o Ensino Médio participa como treineiro — e não “pra valer”.

Estudante pode se matricular na faculdade antes do fim do ensino médio. A legislação prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizado.

Passar no vestibular na primeira tentativa pode ser bastante difícil dependendo do histórico do estudante, do curso e da instituição que ele escolher para prestar o exame. Alunos que sempre tiveram um desempenho incrível na escola e, principalmente, no ensino médio, terão mais facilidade no vestibular.

Como se inscrever em um vestibular

  1. Acesse o site da instituição escolhida. ...
  2. Leia o edital com atenção. ...
  3. Faça a inscrição na data. ...
  4. Pague o boleto em dia. ...
  5. Prepare-se para a prova.

Afinal, quem pode fazer o vestibular? De modo geral, estudantes interessados em prestar vestibular podem fazer a inscrição. Isso porque existem processos seletivos que permitem a participação na prova na condição de "treineiro", ou seja, apenas com a finalidade de autoavaliação.

São vários os fatores que podem gerar este tipo de situação, mas o principal é a falta de base acadêmica prévia (defasagem no Ensino Fundamental e Médio). Em outras palavras: o estudante até apresenta um bom crescimento acadêmico no ano em que realiza o vestibular, mas este crescimento é insuficiente.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A lei expõe que os cursos de graduação são abertos “a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”.

1- Em primeiro lugar está o curso de pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 2-Curso de horticultura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 3-Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) aparece em terceiro lugar no ranking.

nos estados brasileiros, constatou-se que os valores podem alterar de R$40,00 (quarenta reais) – UCB (Universidade Católica de Brasília), a R$180,00 (cento e oitenta reais) – Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).

Aqui não existe melhor nem pior. Tanto o Enem como o Vestibular têm suas vantagens. Basicamente, a nota do Enem é usada em diversos processos seletivos, o que abre mais oportunidades aos candidatos. O Vestibular geralmente é focado no ingresso em uma universidade específica, que pode ser pública ou privada.

Em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acerta pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso. Em outras, o primeiro e o segundo colocado recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente.

Os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio também podem participar do Enem como “treineiros”. Isso significa que eles podem realizar a prova como forma de treinamento, para conhecer melhor o formato do exame e ter uma noção de como estão seus conhecimentos em relação às áreas avaliadas.

Você não vai ganhar sempre, receberá muitos nãos da vida, e o que vai colocá-lo para frente é a forma que enxerga isso. A cada “não”, é preciso uma reflexão, que fará você entender o que fez de errado e o porquê de não ter dado certo. Talvez isso te leve até a repensar se é isso mesmo que você quer.