Qual a idade mínima para fazer o Enem?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Por isso, não há uma idade mínima para realizar a prova. No entanto, é preciso ter documentos de identificação, como o CPF, para participar. Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver concluído o Ensino Médio participa como treineiro — e não “pra valer”.

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova, por qualquer faixa etária.

Posso fazer Enem na 1ª série do Ensino Médio? De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo estudante que já concluiu o Ensino Fundamental, tem menos de 18 anos e está na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio pode fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio como um treineiro.

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem? Para participar do Enem, o estudante deve cursar ou já ter concluído o ensino médio. Quem está no terceiro ano ou já o terminou pode usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior.

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos.

Quanto tempo dura a prova do Enem? No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).

Celular, relógio, fones de ouvido, anotações e óculos escuros estão proibidos durante as provas. Não é permitido também usar óculos escuros ou levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.

Em 2022, apenas os estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio poderão fazer o exame.

Estudantes que se inscreveram no Enem 2022 têm somente até esta sexta-feira, 27 de maio, para pagar a taxa de inscrição do exame educacional no valor de R$ 85. A inscrição somente é efetivada após o pagamento.

Mesmo não podendo utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade, os estudantes que fazem o exame nos primeiros anos do ensino médio ganham experiência. E mais do que isso, de acordo com o desempenho atingido, os treineiros conseguem saber quais matérias eles precisam estudar mais para o próximo ano.

Posso fazer mais de uma faculdade pelo Enem? O Enem, por si só, não dá acesso ao ensino superior.

Se você também tem essa dúvida, saiba que, sim, quem tem o ensino fundamental incompleto pode fazer o Enem. Contudo, esse tipo de candidato vai se enquadrar na situação de treineiro.

Assim, não existe idade mínima para começar o ensino superior. Porém, é necessário realizar um vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O vestibular é uma forma de provar que o estudante está preparado para a faculdade.

Redação; Ciências Humanas: História, Filosofia, Geografia e Sociologia; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Artes, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira e Educação Física.

O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

O que estudar para o ENEM 2022: Apostilas, Simulados e Provas (PDF)

  • Ciências da Natureza. Física. Química. Biologia.
  • Matemática.
  • Ciências Humanas. História do Brasil. História Geral. Geografia. Filosofia e Sociologia.
  • Linguagens. Literatura. Língua Portuguesa. Educação Física e Artes.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para a maioria dos participantes a inscrição é paga, mas há dois grupos que podem ser dispensados dessa cobrança: Estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o terceiro ano do ensino médio. Estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. As perguntas objetivas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada (representadas pelas letras A,B,C,D e E).

Nota mínima: 295,2. Nota máxima: 826,1. Média: 501,83.