Qual a idade mínima para estudar à noite?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

15 anos

Qual a idade mínima para estudar no turno noturno? A idade mínima é de 15 anos com autorização do responsável.

Mas a resolução diz que a vaga noturna só será concedida para alunos que comprovarem vínculos empregatícios. A dificuldade é que a maioria trabalha com prestação de serviço, como autônomo e, por isso, os jovens não conseguem comprovar que estão trabalhando formalmente.

A verdade é que não existe o melhor horário de estudar, pois, tanto o período diurno quanto o noturno têm seus benefícios. O importante é analisar seus objetivos atuais e futuros na hora da escolha e considerar o tempo da graduação.

1) NAO HA NA LEI NUMERO 8.069 /90 - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - OU MESMO EM QUALQUER OUTRA LEGISLA- CAÓ SIMILAR - NENHUM EMPECILHO A QUE UM MENOR ESTUDE NO PERIODO NOTURNO.

A idade mínima para o EJA Fundamental é de 15 anos e, para o EJA Médio, é de 18 anos.

É necessário ter um cantinho para estudar à noite, com uma mesa e cadeira confortável, além de iluminação adequada para que você possa organizar os materiais e ficar condicionado a fazer as leituras e os exercícios nesse espaço.

Confira 6 dicas para estudar à noite!

  • 1 – Não exagere no café ou bebidas energéticas. ...
  • 2 – Tire um cochilo no almoço ou à tarde. ...
  • 3 – Faça um planejamento. ...
  • 4 – Respeite os sinais do seu corpo. ...
  • 5 – Programe pausas regulares. ...
  • 6 – Não estude deitado!

A oferta de ensino fundamental noturno regular é direito constitucional dos educandos, e o seu não oferecimento pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. Mandado de Segurança concedido.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Alguns benefícios do estudo noturno
Alguns especialistas apontam que estudar antes de dormir pode contribuir para que o cérebro forme novas memórias. Isso não significa passar a noite estudando: para pessoas que iniciam as atividades diárias entre 6h e 7h da manhã, o ideal seria estudar até, no máximo, às 23h.

O silêncio é um ótimo aliado no momento de fazer uma atividade que exige concentração e foco. Ao contrário da manhã, que é quente e energética, a noite é calma e silenciosa, o que, para alguns, a transforma em um ambiente propício para o aprendizado. Uma das desvantagens de estudar durante a manhã é a preguiça matinal.

O ensino médio noturno é um fenômeno mais concentrado nas regiões urbanas brasileiras. De acordo com o novo Censo Escolar, 83,3% dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno e 16,7% no período noturno.

De cada 10 brasileiros matriculados no Ensino Médio no Brasil, 4 estudam no período noturno. Entenda, abaixo, por que eles devem terminar o ensino básico com uma formação inferior a de quem estuda durante o dia.