Qual a idade mínima para entrar no ITA?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

1 - Quais são as idades mínima e máxima para o ingresso no ITA? Não há idade mínima, desde que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio no ano da inscrição. Idade máxima: ter no máximo 23 anos de idade no dia 31/12/2023.

As inscrições no concurso público foram feitas entre os dias 01 de junho e 22 de julho de 2022 através do seguinte endereço eletrônico: http://www.vestibular.ita.br/. A taxa de inscrição no concurso é de R$ 195,00. A isenção da taxa de inscrição ocorreu entre os dias 04 a 29 de abril de 2022.

O curso mais procurado é o de Engenharia Aeroespacial, com 24% de todos os vestibulandos. O menos concorrido é o de Engenharia Eletrônica, apenas 9% tiveram interesse neste curso em 2018.

Superar a concorrência de mais de 110 pessoas por uma vaga não é nada fácil. O estudante tem de se dedicar muito nos estudos e, ainda por cima, se preparar psicologicamente para o momento da prova. Mas passar em um dos cursos do ITA vale muito a pena!

De volta ao assunto vestibular, você já viu que, quando o assunto é concorrência, as provas do IME ou ITA são bem parecidas. Em nível de dificuldade e exigência, também. Por isso, se você escolher um instituto ou outro, a certeza é de muita dedicação e horas de estudo para ser aprovado.

Segundo o professor de física do colégio Poliedro, Renato Caju, a prova foi a mais difícil porque exigia do candidato conhecimentos abordados no terceiro grau. Neste ano, foram 25 questões de múltipla escolha.

Os candidatos que, no ato da inscrição no concurso público, optarem por integrar o Quadro de Oficiais da Aeronáutica ocuparão o cargo de Aspirante a Oficial a partir do terceiro ano de formação. Com isso, passarão a receber, até o final do curso, um soldo militar de 7.315,00.

É um salário que gira em torno dos R$ 6.500,00. E depois de formado ele se torna um Oficial Engenheiro da Aeronáutica, ocupando já a patente de 1º Tenente. E a partir daí segue a ordem de cargos e salários da Força Aérea Brasileira.

Saiba os detalhes! O Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou o edital do seu novo concurso ITA 2023. As inscrições já estão abertas para o vestibular deste ano. A oferta é de 150 vagas.

A prova do ITA nesta fase é de alternativas e acontece em apenas um dia. São 60 questões ao todo, distribuídas entre 5 disciplinas diferentes. Os candidatos têm 5 horas para resolver a prova, sendo que o início é às 13h. O tempo mínimo de permanência no local de prova é de 2 horas.

Fortaleza foi também a cidade que mais aprovou alunos do país em oito dos últimos 11 anos no ITA. Em 2017, 2019 e 2020, a capital cearense ficou atrás apenas de São José dos Campos, em São Paulo, sede do ITA. O curso mais concorrido, para candidatos da Ativa e da Reserva, foi Engenharia Aeroespacial.

Em 2022, o Ceará ficou em primeiro lugar, além de ter obtido a melhor nota geral, aliás oriundo de uma das empresas. Os estudantes de escolas cearenses acumularam 61 aprovações na segunda fase do vestibular de 2022, de 150 ofertadas.

Nota de corte e média dos aprovados
Nos últimos 5 anos, a nota de corte do ITA ficou entre 61 e 71, em um máximo de 100 pontos. Uma conclusão importante é que a concorrência não é entre os alunos como num vestibular para medicina, onde a nota de corte beira os 100%. Mas o desafio é realmente a prova.

No ITA, além das ementas das matérias serem mais recheadas de conteúdo e serem mais difíceis, as provas também são mais complicadas (isso gera pressão a mais também, e pode ser bem mais).

Tente atualizar a página. Considerado o vestibular mais difícil do Brasil, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) aplicou nesta terça (2) as provas da 1ª fase da edição 2022 do seu processo seletivo. Mais de 7.900 candidatos se inscreveram para a prova.

Normal 30 dias por ano . As férias tem data certa mas pode ser concersado para mudar o mês. As férias são 30 dias.