Qual a idade mínima para entrar na menopausa?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

A pré-menopausa é mais comum a partir dos 45 anos e pode afetar a qualidade de vida em alguns casos.

Apesar da menopausa ser mais comum em mulheres acima dos 40 anos, existe a possibilidade das mais novas terem uma menopausa precoce. De acordo com a médica, as causas são diversas. As mais comuns são as doenças autoimunes, como tireoidite e vitiligo.

Essa fase que antecede a menopausa chama-se climatério. Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Pesquisadores descobriram que maquiagem, laquê e embalagens de alimentos fazem com que a menopausa chegue antes para algumas mulheres. O adiantamento pode chegar ate até dois anos e meio, e em alguns casos, a antecipação pode ser de 15 anos.

Muitas mulheres engravidam mesmo sem um período menstrual regular e quem não menstrua, ovula também. Podemos dizer que é possível engravidar sem menstruar, mas com alguns poréns. Isso porque, a não menstruação ocorre por diferentes motivos e, dependendo da causa, é algo que pode ou não interferir na gravidez.

Segundo o ginecologista, mulheres que tenham tido um diagnóstico prévio de transtornos do humor e depressão podem apresentar piora nos sintomas nesse período. A mudança nos níveis dos hormônios faz também com que a menstruação apareça de maneira irregular e mais intensa devido a aproximação da menopausa.

5 dicas para evitar a menopausa precoce

  1. 1 – Praticar atividade física. Movimentar-se sempre será benéfico ao seu corpo. ...
  2. 2 – Prefira uma dieta rica em cálcio e vitamina D. ...
  3. 3 – Priorize um estilo de vida saudável. ...
  4. 4 – Busque o acompanhamento de um profissional.

Prazer na menopausa? Sim, é possível! A libido não está condenada após a menopausa, a alteração no desejo acontece por causa da produção hormonal, mas a capacidade de sentir prazer ainda está presente.

A Escala de Avaliação da Menopausa (Menopause Rating Scale – MRS) avalia a qualidade de vida e os sintomas do climatério através de 11 questões distribuídas em 3 subescalas: sintomas somato-vegetativos (falta de ar, suores, calores; mal-estar do coração, problemas de sono; problemas musculares e nas articulações), ...

A perimenopausa é o primeiro estágio do climatério e começa normalmente entre 40 e 45 anos. Porém, é possível que algumas mulheres comecem a sentir os seus sintomas por volta dos 35 anos. Novamente, não há um período determinado para todas as mulheres, mas em média a duração da perimenopausa é de até 5 anos.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.