Qual a idade mínima para entrar na faculdade?

Perguntado por: osales3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

O estudante que não terminou a vida escolar pode sim prestar o vestibular, mas como treineiro. Quando este estudante participa do processo seletivo propriamente dito, declara falsamente ter concluído o ensino médio no ato da inscrição.

Estudante pode se matricular na faculdade antes do fim do ensino médio. A legislação prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizado.

Não existe idade certa, existe a vontade de estudar. E essa vontade pode aparecer com 17 anos, 30, 50, ou até mais. Aprender sempre é bom, não importa a idade que tenhamos. É natural nós imaginarmos que o ideal é fazer um curso superior com 17, 18 anos.

Então, olha só: de forma geral, qualquer pessoa que esteja no Ensino Médio ou já tenha concluído a graduação pode prestar o Enem. Entretanto, há algumas situações particulares que exigem atendimentos diferentes nas provas.

No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.

Aqui não existe melhor nem pior. Tanto o Enem como o Vestibular têm suas vantagens. Basicamente, a nota do Enem é usada em diversos processos seletivos, o que abre mais oportunidades aos candidatos. O Vestibular geralmente é focado no ingresso em uma universidade específica, que pode ser pública ou privada.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.

Com o resultado dá para alcançar o ensino superior por meio de bolsas de estudo com o Programa Universidade para Todos (Prouni), financiamentos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), entrar em universidade pública utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A partir da edição de 2017, o MEC excluiu a possibilidade de obter certificação do ensino médio pelo Enem. Os estudantes que desejarem obter esse certificado devem se inscrever em avaliações próprias, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Por isso, não há uma idade mínima para realizar a prova. No entanto, é preciso ter documentos de identificação, como o CPF, para participar. Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver concluído o Ensino Médio participa como treineiro — e não “pra valer”.

Se você quer realizar sua matrícula na EJA 2022, deve comparecer à escola mais próxima, em que deseja estudar. E se for menor de idade, vá acompanhado de seus responsáveis.
...
Como se inscrever?

  1. Cópia da carteira de identidade;
  2. Cópia da certidão de nascimento;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Duas fotos 3×4;
  5. Histórico escolar.

Sim. A Declaração de Conclusão do Ensino Médio é um documento imprescindível para a realização do registro acadêmico on-line. Assim, a conclusão do Ensino Médio deverá ser realizada antes da realização da matrícula. Por outro lado, isso pode ser feito por meio de outra instituição, usualmente chamada de “supletivo”.