Qual a idade máxima para ser freira?

Perguntado por: dpereira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Não há limite, mas a preferência é por mulheres jovens devido à adaptação à nova vida. Religião: normalmente, as que procuram já estão ligadas ao catolicismo, mas não é necessário ter um passado católico.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Se você não está casado mediante o sacramento da Igreja e vive como solteiro, se não houver outro impedimento, você está livre para assumir outro estado de vida, caso seja a vontade de Deus e você faça um correto caminho de discernimento.

Respeite os limites de idade.
Nos velhos e bons tempos, a maioria das freiras já vinha saída direto do colegial ou da faculdade. Hoje em dia, qualquer idade dos 18 aos 40 é aceita. Em certas circunstâncias, mulheres com mais de 40 são aceitas.

Saídas do convento -permitidas só após o 2º Concílio Vaticano, anunciado pelo papa João 23 em 1965- são possíveis em casos especiais, como idas ao médico.

Qual a diferença entre e noviça e freira? Noviça é a designação dada a mulher que está se preparando no noviciado, que é o período de aprendizado e formação religiosa a que submetem-se aqueles que querem professar uma fé, este período precede á emissão de seus votos. Enquanto freira é a noviça já consagrada.

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Ligações externas

  • Freiras carmelitas (da Ordem do Carmo)
  • Freiras cistercienses (da Ordem de Cister)
  • Freiras ursulinas (da Ordem de Santa Úrsula)
  • Freiras concepcionistas (da Ordem da Imaculada Conceição)
  • Freiras clarissas (da Ordem de Santa Clara)

São elas: suas qualidades humanas e morais, espirituais e intelectuais, sua saúde física e psíquica, como também reta intenção. Essas são algumas necessidades físicas e humanas que são requisitos para a admissão à vida religiosa em geral.

A freira ou irmã pertence a uma congregação ou ordem religiosa e professa os votos de castidade, pobreza e obediência. Vivendo vida fraterna em comunidade, dedica-se à oração e ao serviço aos irmãos, de acordo com o carisma e a missão de sua congregação ou instituto religioso.

Ela é uma das mais de 450 pessoas da região que assumiram a vida consagrada. São homens e mulheres que não têm família, vivem em comunidade e fazem os votos de obediência, castidade e pobreza.

Para a vida religiosa feminina, existem três termos que são mais conhecidos: freira, irmã e madre.

As freiras acordam cedo, às 4h50. Em 20 minutos, as irmãs já estão na capela para a primeira oração. Depois saem e cada uma faz sua oração individual em silêncio, antes da santa missa, que começa às 7 horas. As freiras só vão dormir após a última oração, às 21 horas.

Durante a cerimônia de consagração, a candidata – que usa um vestido branco parecido com o de uma noiva – faz um voto de castidade eterna e promete jamais ter relações sexuais ou relacionamentos amorosos. As mulheres também usam uma aliança de casamento, simbolizando o matrimônio com Cristo.

Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.

O seminário é um programa de quatro anos no qual os jovens estudam o evangelho de Jesus Cristo, como se acha nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas modernos. Em geral, os alunos do seminário têm entre 14 e 18 anos.

Portanto, para ser considerado católico, é necessário aceitar a autoridade do papa e dos bispos, além de acreditar no magistério da Igreja Católica e respeitar suas tradições.

Ainda que, sobretudo no Brasil, o senso comum lhes perceba equivalentes, as monjas se distinguem das freiras, uma vez que estas últimas desempenham atividades sobretudo ligadas ao apostolado ativo, seja na catequese, na assistência aos idosos e aos enfermos, em atividades educativas ou na animação pastoral; enquanto ...

Após mais um período de oração, as freiras tomam seu café e, a partir daí, cada uma segue para sua atividade, como cozinhar, fazer a limpeza, confeccionar velas, enfeites, restaurar imagens e atender às pessoas. O som do sino marca o horário das orações e das principais atividades. Chama a atenção o silêncio do local.